Acessibilidade / Reportar erro

ENTRE O PASSADO E O FUTURO: UMA DESCRIÇÃO DA PEDAGOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA LITERATURA ANGLÓFONA

BETWEEN PAST AND FUTURE: A DESCRIPTION OF CRITICAL PEDAGOGY OF PHYSICAL EDUCATION IN ANGLOPHONE LITERATURE

ENTRE EL PASADO Y EL FUTURO: UNA DESCRIPCIÓN DE LA PEDAGOGÍA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN LA LITERATURA ANGLÓFONA

Resumo

O artigo apresenta uma descrição da pedagogia crítica da Educação Física na literatura anglófona. Metodologicamente, baseia-se numa revisão realizada em livros e periódicos que publicam textos a respeito dessa pedagogia em língua inglesa. A análise evidencia as influências teóricas de tal perspectiva, as críticas produzidas pelo discurso sociocrítico (e contra ele) e oferece uma visão sobre seu desenvolvimento nos últimos anos. Expõe, como expressão do pluralismo que o caracteriza, dois exemplos atuais da pedagogia crítica no âmbito da literatura consultada, com ênfase nos desafios futuros dessa tradição.

Palavras chave:
Educação Física; Pedagogia Crítica; Epistemologia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br