Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS EM TRÊS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO

EVALUATION IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: ANALYSIS OF CHILDREN’S EXPERIENCES IN THREE YEARS OF SCHOOLING

EVALUACIÓN EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR: ANALIZANDO LAS EXPERIENCIAS DE LOS NIÑOS EN TRES AÑOS DE ESCOLARIZACIÓN

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o que as crianças produzem diante do ato de avaliar na Educação Física, em três anos da escolarização. Utiliza a pesquisa narrativa com sete crianças do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Serra, no Espírito Santo. Tem como fontes os diários de Educação Física produzidos pelas crianças, que contêm registros escritos e imagéticos, assim como as suas narrativas individuais orais. O processo de análise evidencia a potencialidade no uso dos diários como prática avaliativa longitudinal, pois as crianças sinalizam a maneira processual com que atribuem complexidade aos seus aprendizados, expressando as relações estabelecidas com os saberes da Educação Física, em três anos da escolarização.

Palavras chave:
Avaliação; Escolaridade; Desenho; Educação Física

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br