Acessibilidade / Reportar erro

PRAXIOLOGIA MOTRIZ E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTREVISTA COM PIERRE PARLEBAS, PROFESSOR DA UNIVERSIDADE PARIS DESCARTES (PARIS V - SORBONNE CITÉ)

MOTOR PRAXEOLOGY AND ORGANISATION OF PEDAGOGICAL AND DIDACTIC WORK IN PHYSICAL EDUCATION: AN INTERVIEW WITH PIERRE PARLEBAS, A PROFESSOR AT THE UNIVERSITY PARIS DESCARTES (PARIS V - SORBONNE CITÉ)

PRAXIOLOGIA MOTRIZ Y ORGANIZACIÓN DEL TRABAJO PEDAGÓGICO Y DIDÁCTICO EN EDUCACIÓN FÍSICA: ENTREVISTA CON PIERRE PARLEBAS, PROFESOR DE LA UNIVERSIDAD PARIS DESCARTES (PARÍS V - SORBONNE CITÉ)

RESUMO:

Este texto é o resultado de uma entrevista realizada, em junho de 2015, com o Dr. Pierre Parlebas, idealizador da Praxiologia Motriz. A entrevista se estruturou em três momentos e teve o objetivo de estabelecer as relações entre o conhecimento praxiológico e a organização do trabalho pedagógico e da didática na Educaçao Física. Iniciou-se questionando a respeito das características epistemológicas do conhecimento praxiológico. Em seguida, verificou-se como o professor situa o conhecimento praxiológico no campo da Educação Física. Finalizou-se a entrevista solicitando que o autor apresentasse as relações entre Praxiologia Motriz, Trabalho Pedagógico e Didática.

Palavras-chave:
Ensino; Educação Física; Conhecimento; Entrevista

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br