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PRÁTICAS CORPORAIS INTEGRATIVAS: REFLEXÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE

INTEGRATIVE MIND-BODY PRACTICES: CONCEPTUAL AND METHODOLOGICAL REFLECTIONS IN THE FIELD OF PHYSICAL EDUCATION AND HEALTH

PRÁCTICAS CORPORALES INTEGRATIVAS: REFLEXIONES CONCEPTUALES Y METODOLÓGICAS EN EL CAMPO DE LA EDUCACIÓN FÍSICA Y LA SALUD

Resumo

Neste artigo apresentamos um conceito de “práticas corporais integrativas”, tecendo reflexões sobre as práticas corporais no contexto das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Discutimos apontamentos teórico-metodológicos para o trabalho com estas práticas no Sistema Único de Saúde, dialogando com as tensões do campo da Educação Física, as quais ensejam diferentes formas de abordagem. A argumentação provém de uma tese de doutorado que analisou experiências de grupos de yoga, lian gong, qi gong e danças circulares presentes na Atenção Básica do município de Florianópolis-SC, por meio da metodologia Grounded Theory. As práticas corporais integrativas foram gestadas e institucionalizadas no contexto de mudança do modelo de saúde no Brasil, sinalizando a necessidade de que a produção de conhecimento, a formação e a intervenção profissional absorvam o debate da Reforma Sanitária e da Saúde Coletiva em perspectiva crítica.

Palavras-chave:
Medicina integrativa; Terapias complementares; Práticas corporais; Sistema Único de Saúde.

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