Acessibilidade / Reportar erro

GOOGLE SITES COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE COVID-19: PEDAGOGIA, ESTRATÉGIAS, REFLEXÕES E BARREIRAS DE UM PROFESSOR

GOOGLE SITES COMO HERRAMIENTA PARA LA ENSEÑANZA DE EDUCACIÓN FÍSICA A DISTANCIA EN TIEMPOS DE COVID-19: PEDAGOGÍA, ESTRATEGIAS, REFLEXIONES Y BARRERAS DE UN PROFESOR

Resumo

A covid-19 resultou na implementação de medidas de distanciamento social e fechamento de escolas no mundo. Este estudo explora alguns dos impactos, tais como escolhas pedagógicas, reflexões e barreiras do professor quando ele repentinamente mudou para um ambiente de ensino online e teve que ministrar aulas de Educação Física (EF) com o uso da tecnologia (Google Sites). A metodologia do autoestudo com análise temática foi utilizada para investigar as experiências do autor principal. Achados destacam como o professor teve que encontrar novas formas de ensino online, fazendo com que os alunos não estivessem exclusivamente em frente à tela, e atendesse as características sociais e dinâmicas da EF. Finalmente, as experiências e o processo de reflexão demonstraram a necessidade de ser coerente com as escolhas pedagógicas e abordagens teóricas e práticas como professor. Este artigo contribui para futuras formas de ensino de EF online, ao compreender a práxis de um professor.

Palavras-chave:
Covid-19; Mudança social; Educação Física; Educação a distância; Auto estudo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br