Open-access DANÇA EDUCATIVA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: REPERCUSSÕES DE UM PROGRAMA DE ENSINO

EDUCATIONAL DANCE FOR CHILDREN WITH PHYSICAL DISABILITIES: REPERCUSSIONS OF A TEACHING PROGRAM

DANZA EDUCATIVA PARA NIÑOS CON DISCAPACIDAD FÍSICA: REPERCUSIONES DE UN PROGRAMA DIDÁCTICO

Resumo

Este estudo teve como objetivos: analisar o envolvimento dos participantes com deficiência física em determinados elementos (rolamentos e deslocamentos pelo espaço envolvendo os níveis, as direções e os fatores de movimento) de um programa de dança educativa; e verificar em quais aspectos analisados pela escala de avaliação em dança educativa a intervenção promoveu maior ou menor influência. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo estudo de avaliação de programa. Participaram quatro crianças com deficiência física. Os instrumentos de coleta de dados foram: diário de campo e Instrumento de Acompanhamento da Aprendizagem em Dança Educativa. A análise dos dados foi realizada de forma quali-quantitativa (estatística descritiva). Observou-se que as habilidades e os elementos que indicaram ganhos expressivos foram: lateralidade, ritmo de movimentos, exploração de direções (frente, lado e trás) e dos níveis de espaço (baixo, médio e alto), compreensão e realização dos fatores de movimento “fluência”, “peso”, “tempo” e “espaço”.

Palavras chave: Dança; Criança; Pessoas com deficiência; Educação Especial

location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro