Contexto |
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (curso de educação física); Projeto PIBID em duas escolas de ensino fundamental (ciclo I e II). |
Escolas primárias (Ontario) |
Parceria Universidade, Conselho Escolar, Departamento de Saúde Pública (Quebec) |
Abordagem e referencial teórico do DPCC |
Mentoria, comunidade de aprendizagem, crenças de autoeficácia (BANDURA, 1997BANDURA, Albert. Self-efficacy: the exercise of control. New York, NY: Freeman, 1997.) |
Comunidade de prática (CP) (WENGER, 1998WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University press, 1998.) |
Pesquisa-ação colaborativa (KEMMIS; MCTAGGART, 2000KEMMIS, Stephen; MCTAGGART, Robin. Participatory action research. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (ed.). Handbook of qualitative research. 2.ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2000. p. 567-605); CPs (KUNTZ et al., 2013KUNTZ, Aaron M. et al. Creative pedagogies and collaboration: an action research project. Educational Action Research, v. 21, n. 1, p. 42-58, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/09650792.2013.761925 https://doi.org/10.1080/09650792.2013.76...
) |
Participantes |
1 professor universitário (pesquisador do projeto), 2 professores supervisores, 16 estudantes de educação física, 1 estudante de pós-graduação (pesquisador do projeto) |
12 professores, 2 pesquisadores |
3 pesquisadores, 2 conselheiros pedagógicos, 2 funcionários de saúde pública, 3 alunos de pós-graduação, 12 professores |
Duração do projeto |
2 anos |
15 meses |
3 anos |
Nível de colaboração |
Suporte individual e reuniões em pequenos grupos |
Reuniões em grupos pequenos |
Reuniões em grandes grupos |
Atividades realizadas |
Reuniões de grupo, reuniões de supervisão, observações |
Reuniões de CPs, observações em salas de aula de professores |
Encontros e oficinas |
Principal referência para consulta dos leitores |
Costa Filho e Iaochite (2020)COSTA FILHO, Roraima A.; IAOCHITE, Roberto T. Desenvolvimento da capacidade de ensinar durante o PIBID na área de educação física. Pensar a Prática, v. 23, p. e59355, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59355 https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59355...
|
Beni, Fletcher e Ní Chróinín (2021)BENI, Stephanie; FLETCHER, Tim; NÍ CHRÓINÍN, Déirdre. Teachers' engagement with professional development to support implementation of meaningful Physical Education. Journal of Teaching in Physical Education, v. 41, n. 4, p. 570-579, 2021. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.2021-0137 https://doi.org/10.1123/jtpe.2021-0137...
|
Borges et al. (2017)BORGES, Cecília et al. Collaboration entre chercheurs et praticiens dans le cadre du projet Saines habitudes de vie - éducation physique et à la santé. Education et Socialisation, n. 45, p. online, 2017. DOI: https://doi.org/10.4000/edso.2587 https://doi.org/10.4000/edso.2587...
|