Resumo
O presente estudo objetivou visibilizar as Práticas de Orientação desenvolvidas com estudantes de um curso de Licenciatura em Educação Física localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho possui como centralidade o processo de ensino de uma sequência didática elaborada a partir das Práticas de Orientação, priorizando o manuseio da bússola e a elaboração de croqui para encontrar os azimutes. Metodologicamente aproximou-se dos estudos nos/dos/com os cotidianos escolares se apoiando epistemologicamente na pedagogia freireana. Utilizou o caderno de campo, o registro de imagens e relatórios dos (as) estudantes como fonte de produção de dados. Os resultados revelaram que: primeiro, a potência do pensamento freireano ao se pensar o ensino contextualizado; segundo, a possibilidade de se pensar em processos didáticos singulares a cada realidade local; terceiro, a motivação dos (as) estudantes ao se depararem com uma cultura corporal de movimento desconhecida, ampliando as experiências dos (as) estudantes.
Palavras-chave
Prática Interdisciplinar; Formação de Professores; Educação Básica