Acessibilidade / Reportar erro

MUSAS FITNESS E A TRÍADE CORPO-CONSUMO-FELICIDADE

FITNESS MUSES AND THE BODY-CONSUMPTION-HAPPINESS TRIAD

MUSAS FITNESS Y LA TRÍAS CUERPO-CONSUMO-FELICIDAD

Resumo:

Analisamos como são produzidas e se produzem as Musas Fitness, mapeando suas estratégias para interpelar seguidores/as, entendendo as relações estabelecidas entre as arquiteturas corporais e o consumo. Nesta etnografia virtual, acompanhamos nove mulheres no Instagram por três meses, utilizando a observação e a captura de fotografias e textos. Os resultados apontam para diferentes investimentos na produção de arquiteturas corporais pela via do consumo direcionada à exposição dos corpos; a exibição pública da intimidade; a relação entre bens, serviços, produtos como condição à felicidade. As imagens performáticas de suas vidas espetaculares alimentam a obsessão por um cotidiano irretocável, cujos ruídos e seduções ancoram a promessa infinda de que o consumo dos produtos anunciados envolve o acesso aquele festejado estilo de vida. Assim, somando likes, acumulando seguidores/as, participando de eventos, comercializando produtos, as Musas Fitness reiteram constantemente o imperativo da tríade corpo-consumo-felicidade.

Palavras-chave:
Aparência física; Mulheres; Comportamento do Consumidor; Redes Sociais online

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br