Macdonald (1995MACDONALD, Doune. The role of proletarianization in physical education teacher attrition. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 66, n. 2, p. 129-141, 1995.) |
22 professores Queensland (Austrália) |
Proletarização do trabalho |
Qualitativo |
Entrevista e notas de campo |
Soriano e Winterstein (1998SORIANO, Jeane Barcelos; WINTERSTEIN, Pedro José. Satisfação no trabalho do professor de Educação Física. Revista Paulista de Educação Física, v. 12, n. 2, p. 145-159. jun./dez. 1998.) |
113 professores São Paulo (Brasil) |
Significação do trabalho; Componente curricular |
Quantitativo |
Questionário |
Lemos, Nascimento e Borgatto (2007LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini. Qualidade de vida na carreira profissional de professores de Educação Física do magistério público estadual/RS. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, UFSC, Florianópolis, 2007.) |
380 professores Rio Grande do Sul (Brasil) |
CDP* |
Quantitativo |
QVT-PEF** |
Both, Nascimento e Borgatto (2008BOTH, Jorge; NASCIMENTO, Juarez Vieira; BORGATTO, Adriano Ferreti. Percepção da qualidade de vida no trabalho ao longo da carreira docente em Educação Física. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 10, n. 4, p. 372-378, 2008.) |
580 professores Santa Catarina (Brasil) |
CDP |
Quantitativo |
QVT-PEF |
Folle et al. (2008FOLLE, Alexandra; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Estudos sobre desenvolvimento profissional: da escolha à ruptura da carreira docente. Revista da Educação Física/UEM, v. 19, n. 4, p. 605-618, 4. trim. 2008.a) |
54 professores Santa Catarina (Brasil) |
Sexo, Formação Acadêmica; Vínculo empregatício; Experiência profissional |
Quantitativo |
Questionário |
Folle et al. (2008FOLLE, Alexandra; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Estudos sobre desenvolvimento profissional: da escolha à ruptura da carreira docente. Revista da Educação Física/UEM, v. 19, n. 4, p. 605-618, 4. trim. 2008.b) |
54 professores Santa Catarina (Brasil) |
Local de atuação; Sexo; CDP; Formação acadêmica; Vínculo empregatício |
Quantitativo |
Questionário |
Folle et al. (2008FOLLE, Alexandra; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Estudos sobre desenvolvimento profissional: da escolha à ruptura da carreira docente. Revista da Educação Física/UEM, v. 19, n. 4, p. 605-618, 4. trim. 2008.c) |
380 professores Rio Grande do Sul (Brasil) |
Formação acadêmica; Classes da carreira |
Quantitativo |
QVT-PEF |
Moreira et al. (2009MOREIRA, Hudson de Resende et al. Qualidade de vida no trabalho e síndrome de Burnout em professores de Educação Física do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 14, n. 2, p. 115-122, jun./set. 2009.) |
149 professores Rio Grande do Sul (Brasil) |
Síndrome de Burnout |
Quantitativo |
QVT-PEF |
Both et al. (2010BOTH, Jorge et al. Condições de vida do trabalhador docente: Associação entre estilo de vida e qualidade de vida no trabalho de professores de Educação Física. Motricidade, v. 6, n. 3, p. 39-51, set. 2010.) |
1.645 professores Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (Brasil) |
Estilo de Vida |
Quantitativo |
QVT-PEF |
Moreira et al. (2010aMOREIRA, Hudson de Resende et al. Qualidade de vida do trabalhador docente e os ciclos vitais de professores de Educação Física do Estado do Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 18, n. 3, p. 12-20, 2010a.) |
654 professores Paraná (Brasil) |
Estilo de vida; Ciclos vitais |
Quantitativo |
QVT-PEF |
Moreira et al. (2010bMOREIRA, Hudson de Resende et al. Qualidade de vida do trabalhador docente em Educação Física do estado do Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 12, n. 6, p. 435-442, 2010b.) |
654 professores Paraná (Brasil) |
Estilo de vida |
Quantitativo |
QVT-PEF |
Moreira et al. (2010cMOREIRA, Hudson de Resende et al. Qualidade de vida no trabalho e perfil do estilo de vida individual de professores de Educação Física ao longo da carreira docente. Motriz, v. 16, n. 4, p. 900-912, out./dez. 2010c.) |
654 professores Paraná (Brasil) |
Estilo de Vida; CDP |
Quantitativo |
QVT-PEF |
Both et al. (2013BOTH, Jorge et al. Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira. Revista da Educação Física/UEM, v. 24, n. 2, p. 233-246, 2. trim. 2013.) |
1.645 professores Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (Brasil) |
CDP; Estilo de Vida |
Quantitativo |
QVT-PEF |
Both et al. (2014BOTH, Jorge et al. Bem-estar do trabalhador docente de Educação Física da Região Sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais. Revista Brasileira Educação Física Esporte, v. 28, n. 1, p. 77-93, jan./mar. 2014.) |
1.645 professores Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (Brasil) |
Ciclos vitais; Estilo de Vida |
Quantitativo |
QVT-PEF |
Mäkelä, Hirvensalo e Whipp (2015MÄKELÄ, Kasper; HIRVENSALO, Mirja; WHIPP, Peter. Determinants of PE teachers career intentions. Journal of Teaching in Physical Education, v. 34, n. 4, p. 680-699, Nov. 2015.) |
751 professores (Finlândia) |
Experiência e nível de ensino; Sexo; Carga horária |
Quantitativo |
Questionário |
Carson et al. (2016CARSON, Russell L. et al. Exploring the Job Satisfaction of Late Career Secondary Physical Education Teachers. Journal of Teaching in Physical Education, v. 35, n. 3, p. 284-289, Jul. 2016.) |
3 professores Harrisburg (Estados Unidos) |
Intenções de carreira |
Qualitativo |
Entrevista |
Nascimento et al. (2016NASCIMENTO, Raquel Krapp do et al. Job satisfaction among physical education teachers from the municipal network of São José-SC. Journal of Physical Education, v. 27, n. 1, e2740, 2016.) |
73 professores Santa Catarina (Brasil) |
Vínculo empregatício; Tempo de serviço; Tempo de docência |
Quantitativo |
QVT-PEF |
Muñoz-Méndez, Gómez-Mármol, e Martínez (2017) |
163 professores Murcia (Espanha) |
Sexo; Nível de ensino; Tipo de contrato; Local (urbano ou rural) |
Quantitativo |
ESL-VP*** |