Acessibilidade / Reportar erro

DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ABORDAGENS METODOLÓGICAS

DISSERTATIONS AND THESES IN PHYSICAL EDUCATION: AN INVESTIGATION CONCERNED METHODOLOGICAL APPROACHES

DISERTACIONES Y TESIS EN EDUCACIÓN FÍSICA: UNA INVESTIGACIÓN SOBRE LOS ENFOQUES METODOLÓGICOS

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica em Educação Física de dissertações e teses de programas de pós-graduação stricto sensu, no período de 2001 a 2010, com enfoque em suas abordagens metodológicas. Os PPGEF selecionados foram: USP, UNESP, UFRGS, UNICAMP e UGF. A análise dos dados pautou-se na abordagem metodológica proposta por Gaya (2008). Os resultados apontaram predominância da abordagem nomotética, seguida da interpretativa e ausência da intervenção social. Conclui-se, com base em Bourdieu, que as regras do jogo científico têm influenciado a orientação metodológica da produção de conhecimento da área, o que pode repercutir na reprodução de modos hegemônicos de ciência no campo.

Palavras chave:
Produção científica; Programas de pós-graduação; Educação Física; Atividades científicas e tecnológicas

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br