Acessibilidade / Reportar erro

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: DIVERSIDADES EPISTEMOLÓGICAS NA SUBÁREA PEDAGÓGICA

REGULAR GRADUATE PROGRAMS IN PHYSICAL EDUCATION IN BRAZIL: EPISTEMOLOGICAL DIVERSITIES IN THE PEDAGOGICAL SUBAREA

PROGRAMAS DE POSGRADO STRICTO SENSU EN EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL: DIVERSIDADES EPISTEMOLÓGICAS EN LA SUBÁREA PEDAGÓGICA

Resumo

O presente artigo objetivou mapear as diversidades epistemológicas na subárea pedagógica nos programas de pós-graduação em Educação Física das universidades brasileiras. Para isso foi realizado um estudo exploratório descritivo, tendo como fontes de dados a Plataforma Sucupira, Currículo Lattes e as páginas online dos programas. Foram encontrados 36 programas, com um corpo de 807 professores credenciados. Conclui-se a existência de um crescente e significativo aumento no número dos programas e docentes vinculados à subárea pedagógica, com a presença de uma heterogeneidade epistemológica nesta subárea, apesar de se constar uma predominância hegemônica da vertente biodinâmica nos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil.

Palavras chave:
Programas de pós-graduação; Educação Física; Ensino

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br