Acessibilidade / Reportar erro

Materials Research (MR) - Revista Ibero-americana de Materiais: criteriosa, justa e educativa!

Editorial

Materials Research (MR) - Revista Ibero-americana de Materiais

Criteriosa, justa e educativa!

Reproduzimos a seguir carta recebida de Franz Brotzen – professor emérito da Rice University "A few years ago, I received the first issue of the Revista Brasileira de Materiais. I was impressed by its format and contents. Because I have not seen any later issues, I wonder if the Revista is still in circulation, because I intend to ask our Campus Library to subscribe to it". Consideramos a abalizada manifestação do Prof. Brotzen uma gratificante indicação sobre a qualidade da revista.

É também com satisfação que anunciamos a fundação da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). Aproveitamos o ensejo para parabenizar o professor Guillermo Solorzano da PUC-RJ, presidente em exercício, pela incansável dedicação. A SBPMat será mais uma sociedade associada à MR e certamente contribuirá para o fortalecimento da revista.

Oitenta e quatro trabalhos submetidos ao XIV CBECIMAT, realizado em dezembro de 2000, estão sendo analisados. Os artigos aprovados estão sendo publicados continuamente ao longo deste ano. Finalizamos negociação com os organizadores (professores F. Bastian e J. Ipina) do Congresso Latino-americano de Mecânica de Fratura, realizado em Buenos Aires. Daquele congresso foram escolhidos 9 trabalhos que, após passarem pelo crivo dos revisores da MR, comporão um número temático. Também negociamos a edição de outro número temático com o professor Wander Vasconcelos - membro do nosso corpo editorial e organizador do II Simpósio Brasileiro de Estruturologia (SBE) - a ser realizado em setembro p.f. Aproximadamente 50 trabalhos completos foram submetidos ao SBE e já estão sendo analisados. Essa substancial carteira de trabalhos, somada aos restantes de 2000 e a 26 trabalhos submetidos continuamente em 2001 (aproximadamente 1 artigo/semana), abastecerá e garantirá a qualidade e regularidade da revista neste e no próximo ano.

A Materials Research entrou em regime estacionário, pois além da carteira de trabalhos abastecida, dispomos de recursos (contando com a Fapesp, ABM e o saldo do CBECIMAT) suficientes para editar os próximos números. Repetimos aqui, portanto, a pergunta efetuada no editorial anterior: O que falta para consolidar definitivamente revista?

Inicialmente vamos discutir brevemente a indexação pelo ISI. A MR claramente satisfaz todos os requisitos para indexação – qualidade dos artigos, excelente apresentação gráfica, regularidade, bom nível do corpo editorial etc. Resta um; o fator de impacto (FI), ou seja, a razão entre o número de citações de artigos publicados na revista e o número de artigos publicados na mesma, de acordo com a seguinte formula (aproximada); FI = [número de citações em revistas ISI no ano i, de artigos publicados na MR no ano i-1] [número de artigos publicados na MR no ano i-1]. O FI da MR ainda é pífio e, mantida a atual tendência, não há perspectivas de melhora em curto prazo - até porque temos pouca tradição e leitores. O próprio fato da MR não ser indexada pelo ISI minimiza bastante o seu FI. Um rápido exercício demonstra que necessitaríamos obter aproximadamente 20 citações/ano (de artigos publicados na MR no ano anterior) em revistas indexadas para atingir o FI mínimo para indexação; FI ~ 0,3. Se cada autor de trabalho da MR ou membro do corpo editorial anualmente citasse um artigo publicado nesta, no ano anterior, em qualquer de suas publicações indexadas, atingiríamos rapidamente o FI crítico. Mas, dessa forma, estaríamos forçando a natureza dos eventos; e enfatizamos que este é apenas um exercício... Por outro lado, a indexação no ISI certamente fortaleceria a MR!

Além da dificuldade de indexação, é óbvio que ainda faltam assinantes (e leitores); o que, por sua vez, retarda a indexação no ISI. Ainda não conseguimos ultrapassar a barreira de uma centena de assinantes. Em mais uma tentativa para resolver esse problema solicitamos formalmente às Associações Fundadoras e Associadas que, na ocasião da renovação da anuidade de seus associados, enviem boletos com a opção de assinatura da MR.

Os recursos para a editoração, produção e impressão deste décimo-segundo número da MR foram provenientes da FAPESP (aos autores vinculados a instituições paulistas) e pelo saldo do CBECIMAT (autores de outros estados). Ainda aguardamos julgamento pelo CNPq. Agradecemos também ao auxílio financeiro do Departamento de Engenharia de Materiais- DEMa/ UFSCar para as despesas de correio, e do LaMaV/UFSCar para as despesas com fax e telefone; e ao NIT/ UFSCar pela criação e manutenção da home-page. Além disso, agradecemos a ABM pela manutenção da assistente editorial. As secretarias da ABC, ABPol e ABM têm nos auxiliado na divulgação e no gerenciamento das assinaturas e dos recursos financeiros.

Gostaríamos de receber sugestões dos prezados assinantes e os membros do corpo editorial sobre maneiras pragmáticas e razoáveis de resolver definitivamente os dois problemas focalizados neste editorial.

Cordialmente

Edgar Dutra Zanotto

Editor Principal

30-07-2001

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Ago 2001
  • Data do Fascículo
    Jul 2001
ABM, ABC, ABPol UFSCar - Dep. de Engenharia de Materiais, Rod. Washington Luiz, km 235, 13565-905 - São Carlos - SP- Brasil. Tel (55 16) 3351-9487 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: pessan@ufscar.br