Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da ingestão de sacarose no desempenho de fêmeas selvagens de Anastrepha obliqua (Macquart) (Diptera: Tephritidae)

Os carboidratos representam a maior fonte de energia para os insetos, e sua carência na alimentação pode causar sérios danos à biologia desses artrópodos. No sentido de obter uma melhor compreensão a cerca da influência da sacarose no desempenho e seleção de alimentos em adultos de Anastrepha obliqua (Macquart), foram elaborados os seguintes experimentos: 1- influência de diferentes quantidades de sacarose sobre o consumo da dieta, longevidade e produção de óvulos; 2- seleção de dietas com diferentes quantidades de sacarose; 3- limiar de discriminação para sacarose de adultos alimentados e não alimentados de carboidrato. A dieta controle proporcionou o maior consumo da dieta, longevidade e produção de óvulos para essa espécie, provavelmente, devido ao fato de essa dieta apresentar um equilíbrio nutricional ótimo entre sacarose e levedo. A dieta controle também foi a escolhida pelas fêmeas, no teste de seleção de dietas, indicando uma correlação positiva entre o valor nutritivo do tratamento e a percepção química de A. obliqua. As fêmeas que não foram alimentadas de sacarose foram capazes de perceber o carboidrato em quantidade menor do que as fêmeas que foram alimentadas. Essa percepção pode representar uma vantagem biológica, uma vez que pode diminuir o tempo de procura por alimento desses insetos.

Insecta; nutrição; limiar de discriminação; mosca-das-frutas; seleção de dietas


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br