Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da idade dos ovos de Spartocera dentiventris (Berg) (Hemiptera: Coreidae) no parasitismo por Gryon gallardoi (Brethes) (Hymenoptera: Scelionidae)

Visando avaliar o efeito da idade dos ovos de Spartocera dentiventris (Berg) no parasitismo por Gryon gallardoi (Brethes), foram expostos grupos de 12 ovos de 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 12 dias de idade para uma fêmea de G. gallardoi em um tubo de ensaio, sendo esta observada por 2h. Após, os ovos foram individualizados e incubados (25 ± 1°C; fotoperíodo de 12h) até a emergência dos adultos. Para a avaliação da idade preferencial, grupos de 12 ovos de 1, 3, 5, 7 e 12 dias de idade foram expostos, simultaneamente, para uma fêmea do parasitóide por 2h. Posteriormente, os grupos foram individualizados e incubados até ser confirmado o parasitismo. Em todas as idades testadas verificou-se parasitismo em 88,5 ± 2,64% dos ovos oferecidos, com diminuição no percentual de emergência com o aumento da idade (P < 0,01). O tempo de desenvolvimento aumentou com a idade dos ovos (P < 0,01), sendo que os machos se desenvolveram mais rapidamente. A razão sexual, em todas as idades testadas foi desviada para fêmeas (0,49:1) e a proporção de machos não variou com a idade do hospedeiro (P > 0,05). Quando os grupos de ovos foram expostos simultaneamente, a fêmea preferiu os ovos de um e três dias de idade. Os resultados indicaram preferência de G. gallardoi por ovos mais jovens de S. dentiventris podendo a idade exercer efeito negativo no tempo de desenvolvimento e na emergência da prole.

Insecta; parasitóide de ovos; interação hospedeiro-parasitóide


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br