Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da alimentação sobre o desenvolvimento e a reprodução de Argyrotaenia sphaleropa (Meyrick) (Lepidoptera: Tortricidae)

O efeito de seis dietas naturais sobre o desenvolvimento e a reprodução de Argyrotaenia sphaleropa (Meyrick) foi avaliado em laboratório, a 23 ± 1ºC de temperatura, 70 ± 10% de UR e fotofase de 16h. As larvas foram criadas sobre três tipos de dietas (folhas de primavera, folhas de verão e frutos) de duas plantas hospedeiras (macieira e videira). O desenvolvimento larval, número de ínstares, sobrevivência, peso de pupas, fecundidade e fertilidade variaram em função das dietas. Em folhas de macieira de primavera foram observados a menor duração do desenvolvimento larval, o maior peso de pupas e a maior fecundidade e fertilidade dos adultos. Em frutos, a duração do desenvolvimento larval foi maior do que em folhas. A menor sobrevivência das lagartas foi registrada sobre frutos de macieira. Nos tratamentos com maior número de ínstares as lagartas geralmente apresentaram um incremento na duração do período de desenvolvimento. A duração do desenvolvimento larval (4 em 6 tratamentos) e de pupa (5 em 6 tratamentos) foram dependentes do sexo. Em todas as dietas as fêmeas depositaram maior número de ovos no primeiro dia de oviposição. Os resultados obtidos reforçam a hipótese de que as larvas de A. sphaleropa alimentam-se inicialmente sobre folhas tanto na maçã como na videira, passando depois para os frutos, onde provocam danos severos.

Insecta; lagarta-enroladeira; planta hospedeira; biologia


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br