Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de uma dieta artificial seca para Nezara viridula (L.) e Euschistus heros (Fabricius) (Heteroptera: Pentatomidae)

Dietas artificiais preparadas à base de germe de trigo, proteína de soja, dextrosol, fécula de batata, sacarose, celulose, óleo de soja ou girassol, e solução vitamínica para a criação de Nezara viridula (L.) e Euschistus heros (Fabricius) foram testadas em condições controladas de temperatura (25 ± 1°C), UR (60 ± 10%), e fotofase (14h). Três dietas foram testadas e comparadas com a natural [sementes de soja e amendoim e fruto de Ligustrum lucidum Ait. (Oleaceae)] As três dietas artificiais permitiram o desenvolvimento completo. A dieta contendo óleo de girassol foi a mais adequada para N. viridula enquanto que, para E. heros, o melhor desenvolvimento foi na dieta contendo óleo de soja. Os resultados obtidos indicam que as dietas artificiais foram inferiores à natural. As dietas artificiais foram mais adequadas para E. heros.

Biologia; Hemiptera; criação massal; percevejo


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br