Acessibilidade / Reportar erro

SOBRE A REIVINDICAÇÃO SISTÊMICA À CRITICIDADE1 1 A pesquisa que originou este artigo conta com auxílio do CNPQ (Edital Universal 2012, Processo 476043/2012-3) e do BMBF, da Alemanha, através do projeto “Universalität und Akzeptanzpotential von Gesellschaftswissen”, junto à Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, no âmbito do qual fui recebido como fellow e pude realizar trabalhos e de- bates fundamentais para aperfeiçoar alguns argumentos, sendo grato a toda a equipe de pesquisa.

On the Systemic Claim to Criticality

RESUMO

O artigo visa avaliar traços da “teoria crítica dos sistemas” (Kritische Systemtheorie). Ao delinear os principais aspectos do debate, expõe limites imanentes postos à sua conceituação de crítica e ao seu desenho enquanto teoria da sociedade, retomando contrapontos críticos ancorados na Alemanha e no Brasil. Assim, identifica contribuições originais e insuficiências desse olhar teórico, e encerra com breves considerações acerca de sua ligação com a dinâmica centro-periferia.

PALAVRAS-CHAVE:
teoria crítica; teoria crítica dos sistemas; sociologia; dinâmica centro-periferia

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br