9,1 |
0,29 |
5,8 |
0,60 |
7,2 |
0,48 |
0,00 |
Tenho orgulho de ser professor. |
7,5 |
0,49 |
6,8 |
0,53 |
7,1 |
0,37 |
|
Ver o sucesso do aluno é o que me motiva a continuar na profissão. |
7,8 |
0,69 |
6,4 |
0,60 |
7,0 |
0,46 |
|
Sou apaixonado pela minha matéria. |
7,4 |
0,40 |
6,1 |
0,60 |
6,6 |
0,40 |
0,09 |
Eu acredito que o professor é um agente de mudança social. |
7,4 |
0,45 |
6,1 |
0,60 |
6,6 |
0,41 |
0,10 |
Planejar a aula é fundamental para o meu trabalho. |
7,3 |
0,51 |
6,1 |
0,48 |
6,6 |
0,36 |
|
Percebo que há saberes que só adquirimos com a experiência em sala de aula. |
6,7 |
0,45 |
6,3 |
0,56 |
6,4 |
0,37 |
|
Durante as aulas dou conselhos e ouço os desabafos de meus alunos, mesmo sabendo que esse não é meu papel. |
6,6 |
0,51 |
6,3 |
0,33 |
6,4 |
0,28 |
|
Tenho que convencer os alunos sobre a importância de estudar, quando esse valor deveria vir de casa. |
8,5 |
0,45 |
4,8 |
0,58 |
6,4 |
0,52 |
0,00 |
Dar aula foi uma escolha minha; se eu não gostasse do que faço, estaria em outra área. |
5,8 |
0,49 |
6,5 |
0,55 |
6,2 |
0,38 |
|
Permanecer na profissão exige heroísmo. |
5,7 |
0,28 |
6,3 |
0,45 |
6,0 |
0,29 |
|
A sociedade espera muito do trabalho do professor. |
5,4 |
0,62 |
6,4 |
0,61 |
6,0 |
0,44 |
|
Eu tento fazer um bom trabalho na escola, mesmo sem a ajuda da direção ou da coordenação. |
5,8 |
0,31 |
6,1 |
0,63 |
6,0 |
0,38 |
|
Muitos pais esperam que eu faça o papel da família em sala de aula. |
5,8 |
0,51 |
6,1 |
0,44 |
6,0 |
0,33 |
|
Em sala de aula, consigo associar o conteúdo que eu ensino à vivência dos meus alunos. |
6,8 |
0,46 |
5,3 |
0,57 |
5,9 |
0,40 |
0,07 |
O professor, muitas vezes, é modelo para seu aluno. |
5,6 |
0,45 |
6,1 |
0,52 |
5,9 |
0,35 |
|
Eu contribuo para a formação da próxima geração de cidadãos brasileiros. |
5,9 |
0,54 |
5,8 |
0,57 |
5,8 |
0,40 |
|
A mídia não valoriza o professor. |
6,7 |
0,48 |
5,1 |
0,62 |
5,8 |
0,43 |
0,07 |
Aprendi muito desde que cheguei a esta escola. |
5,8 |
0,66 |
5,4 |
0,59 |
5,6 |
0,44 |
|
A maior parte dos alunos gosta da minha matéria. |
6,3 |
0,58 |
5,0 |
0,50 |
5,5 |
0,39 |
|
Eu procuro trabalhar em conjunto mesmo com professores de disciplinas diferentes. |
6,3 |
0,38 |
4,9 |
0,53 |
5,5 |
0,36 |
0,05 |
É a importância que dou à educação que me atrai, e não o salário. |
5,0 |
0,59 |
5,9 |
0,48 |
5,5 |
0,38 |
|
Receber elogios de pais e responsáveis me estimula a ser melhor no que faço. |
5,3 |
0,50 |
5,6 |
0,47 |
5,5 |
0,34 |
|
Quero ensinar conteúdos que vão além daqueles cobrados pelas avaliações externas. |
5,5 |
0,40 |
5,5 |
0,51 |
5,5 |
0,33 |
|
Busco me familiarizar constantemente com as linguagens dos adolescentes. |
5,5 |
0,45 |
5,5 |
0,27 |
5,5 |
0,24 |
|
Apesar da quantidade de alunos, busco desenvolver uma avaliação processual e formativa das aprendizagens. |
4,6 |
0,56 |
6,0 |
0,61 |
5,4 |
0,44 |
|
Mesmo com um número elevado de alunos na classe, eu procuro conhecer cada um deles para poder planejar minhas intervenções. |
6,4 |
0,34 |
4,6 |
0,49 |
5,4 |
0,35 |
0,01 |
Pretendo continuar na carreira, apesar do salário e das condições de trabalho. |
5,6 |
0,38 |
5,3 |
0,51 |
5,4 |
0,33 |
|
Minha família valoriza minha profissão. |
5,8 |
0,49 |
5,1 |
0,58 |
5,4 |
0,39 |
|
Aprendo muito com meus colegas que estão há mais tempo na profissão. |
4,8 |
0,46 |
5,8 |
0,64 |
5,4 |
0,42 |
|
A qualidade da escola depende diretamente da atuação da direção. |
6,8 |
0,58 |
4,3 |
0,50 |
5,4 |
0,44 |
0,00 |
Quando entrei em contato com a sala de aula, tive certeza de que queria ser professor/a. |
5,3 |
0,55 |
5,3 |
0,55 |
5,3 |
0,39 |
|
Preciso de mais ferramentas para comunicar-me com os meus alunos. |
4,8 |
0,24 |
5,6 |
0,48 |
5,3 |
0,30 |
|
Consigo apresentar o conteúdo de forma dinâmica. |
5,1 |
0,34 |
5,4 |
0,47 |
5,3 |
0,30 |
|
As formações pedagógicas das quais participo não solucionam os problemas concretos que tenho na escola. |
5,2 |
0,90 |
5,3 |
0,47 |
5,2 |
0,46 |
|
Tenho medo da violência na escola. |
5,1 |
0,38 |
5,2 |
0,54 |
5,1 |
0,34 |
|
Minha escola me proporciona momentos de formação, que me ajudam a crescer profissionalmente. |
4,8 |
0,32 |
5,4 |
0,55 |
5,1 |
0,34 |
|
Fico desapontado quando os pais acham que dar aula é um trabalho fácil. |
4,8 |
0,55 |
5,4 |
0,43 |
5,1 |
0,34 |
|
Frequentemente tenho que mudar meu plano de aula quando estou em sala com os alunos. |
5,2 |
0,41 |
4,9 |
0,72 |
5,0 |
0,44 |
|
Recorro sempre a outros colegas para buscar dicas e ferramentas de como trabalhar com os alunos. |
4,8 |
0,37 |
5,2 |
0,39 |
5,0 |
0,27 |
|
Os meus colegas reconhecem a relevância do componente curricular que eu ensino. |
4,7 |
0,69 |
5,3 |
0,35 |
5,0 |
0,35 |
|
Consegui criar uma metodologia para atingir a diversidade de perfis dos meus alunos. |
3,5 |
0,40 |
6,1 |
0,51 |
5,0 |
0,41 |
0,00 |
Para os teóricos da universidade, se o ensino é ruim a culpa é sempre do professor. |
4,8 |
0,49 |
5,1 |
0,49 |
5,0 |
0,35 |
|
A formação pedagógica que tive na graduação não foi suficiente para a minha atuação como docente. |
4,8 |
0,64 |
4,7 |
0,68 |
4,8 |
0,47 |
|
Sempre estou esbarrando na diversidade cultural quando me relaciono com meus alunos. |
3,9 |
0,38 |
5,3 |
0,47 |
4,7 |
0,33 |
0,05 |
Fica muito difícil envolver os responsáveis na aprendizagem dos alunos por causa da barreira cultural. |
5,4 |
0,65 |
4,1 |
0,62 |
4,6 |
0,46 |
|
Eu partilho as minhas angústias com os meus colegas e, neles, encontro apoio emocional. |
5,5 |
0,72 |
3,9 |
0,82 |
4,6 |
0,57 |
|
Não vejo diferença entre meus alunos. |
4,4 |
0,26 |
4,5 |
0,61 |
4,5 |
0,36 |
|
O clima da minha escola é bom porque os professores são muito unidos. |
4,0 |
0,55 |
4,8 |
0,40 |
4,4 |
0,33 |
|
Percebo o impacto do trabalho desenvolvido pela minha escola na comunidade do entorno. |
4,1 |
0,56 |
4,4 |
0,60 |
4,3 |
0,41 |
|
Sinto-me sobrecarregado com a quantidade de atividades-extra que a escola impõe. |
3,4 |
0,57 |
4,9 |
0,45 |
4,3 |
0,37 |
0,05 |
Trabalho muito, mas meu trabalho não é reconhecido pela minha família. |
4,0 |
0,48 |
4,4 |
0,46 |
4,2 |
0,33 |
|
A comunidade do entorno valoriza e protege os professores da minha escola. |
4,1 |
0,45 |
4,1 |
0,46 |
4,1 |
0,32 |
|
O componente curricular que eu ensino é muito difícil para o perfil do meu alunado. |
3,3 |
0,78 |
4,7 |
0,71 |
4,1 |
0,53 |
|
Eu sou um malabarista com muitas classes em diferentes instituições. |
3,5 |
0,62 |
4,4 |
0,61 |
4,0 |
0,44 |
|
A diversidade de perfis em sala de aula é uma barreira para o ensino da minha matéria. |
3,6 |
0,62 |
4,3 |
0,41 |
4,0 |
0,35 |
|
Alguns conteúdos do componente curricular que leciono ainda me causam insegurança. |
3,0 |
0,62 |
4,5 |
0,32 |
3,9 |
0,34 |
0,03 |
Os alunos não gostam da minha matéria. |
3,6 |
0,42 |
4,1 |
0,34 |
3,9 |
0,26 |
|
O componente curricular que eu ensino não é valorizado pelos meus colegas. |
4,2 |
0,52 |
3,5 |
0,66 |
3,8 |
0,43 |
|
Os meus colegas não têm interesse em trabalhar em projetos coletivos. |
2,9 |
0,56 |
4,3 |
0,46 |
3,7 |
0,37 |
0,06 |
O valor que os pais dão aos professores me motiva a vir trabalhar. |
3,1 |
0,40 |
4,1 |
0,38 |
3,6 |
0,29 |
0,09 |
Os professores mais novos acabam não entendendo o que os outros passam na escola. |
4,1 |
0,45 |
2,9 |
0,57 |
3,4 |
0,39 |
|
Ser professor é uma tarefa solitária, não tenho apoio de meus colegas. |
2,8 |
0,60 |
3,9 |
0,50 |
3,4 |
0,39 |
|
Tenho dificuldades de trabalhar com professores com muito tempo de profissão. |
3,7 |
0,41 |
3,1 |
0,48 |
3,4 |
0,33 |
|
Não consigo entender a dificuldade dos meus alunos. |
3,3 |
0,53 |
3,4 |
0,50 |
3,4 |
0,36 |
|
Não me sinto preparado para lidar com conflitos em sala de aula. |
3,1 |
0,56 |
3,5 |
0,47 |
3,3 |
0,36 |
|
As avaliações externas ditam o meu trabalho. |
2,5 |
0,63 |
3,6 |
0,58 |
3,1 |
0,43 |
|
Incomodo-me com professores que se intrometem em tudo na escola. |
3,7 |
0,45 |
2,6 |
0,47 |
3,1 |
0,34 |
|
Tenho dificuldade de fazer uma avaliação mais adequada da aprendizagem do meu aluno por causa dos problemas de comunicação entre nós. |
2,2 |
0,41 |
3,8 |
0,48 |
3,1 |
0,35 |
0,02 |
Os pais têm muita disposição em participar das reuniões com os professores. |
0,9 |
0,36 |
3,3 |
0,74 |
2,3 |
0,50 |
0,01 |
Eu só trabalharei como professor enquanto não encontrar emprego melhor. |