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Efeito magnitude nas decisões de investimentos

Magnitude Effect on Investment Decisions

Resumo

As preferências ao risco e tempo são fatores importantes que auxiliam entender a dinâmica do comportamento humano para tomada de decisões. Este estudo teve como objetivo replicar um experimento baseado nas formas funcionais derivadas da Teoria do Prospecto em uma amostra composta por universitários brasileiros, analisando em profundidade com 110 perguntas (2.420 observações), e estimando por máxima verossimilhança os parâmetros de risco e tempo. Foi utilizado o modelo sugerido por Harrison, (2008) e Andersen et al. (2008), o SMPL (Switching Multiple Price List), com a teoria do desconto hiperbólico e a função de máxima verossimilhança. Os resultados apontaram que os respondentes apresentam comportamento assimétrico em relação a ganhos e perdas. Também foi possível observar que a taxa de desconto encontrada (diária) no experimento equivale a uma taxa de desconto anual de 44,0%, consideravelmente alta, resultado que pode ser atribuído ao chamado “efeito magnitude” em investimentos.

Palavras-chave:
Efeito magnitude; Finanças Comportamentais; Teoria do Prospecto

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