Acessibilidade / Reportar erro

Growth of the Silverside Atherinella brasiliensis in Tramandaí Estuary, Southern Brazil (Actinopterygii: Atherinopsidae)

O crescimento de Atherinella brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1824) foi estudado através de amostras mensais na laguna de Tramandaí, Imbé, Rio Grande do Sul, Brasil. Os animais foram capturados com uma rede de arrasto de praia (picaré) de 15 m de comprimento, 3 m de altura e malha de 5 mm entre nós adjacentes. Relações peso/comprimento e curvas de crescimento em comprimento são ajustadas para machos e fêmeas. Os parâmetros da curva de crescimento de von Bertalanffy são Linf=16,0 e k=0,883 para machos e Linf=17,0 e k=0,825 para fêmeas. A primeira maturação ocorre um ano após o recrutamento. Uma vez atingida a maturidade, adultos de A. brasiliensis reproduzem mais uma vez na próxima primavera (com dois anos de idade) e desaparecem logo após nas distribuições de freqüências de comprimento. Poucos animais capturados apresentam tamanhos compatíveis com idade de três anos.


Sociedade Brasileira de Ictiologia Neotropical Ichthyology, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá., Av. Colombo, 5790, 87020-900, Phone number: +55 44-3011-4632 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: neoichth@nupelia.uem.br