Acessibilidade / Reportar erro

A new species of sand-dwelling catfish, with a phylogenetic diagnosis of Pygidianops Myers (Siluriformes: Trichomycteridae: Glanapteryginae)

Uma nova espécie do gênero de bagre arenícola Pygidianops, P. amphioxus, é descrita de diferentes localidades na Amazônia brasileira. A nova espécie difere de seus três congêneres pelo corpo alongado e anguiliforme, pelos barbilhões curtos e pela pequena nadadeira caudal, contínua com o corpo, além de outras características da anatomia interna. A ausência de nadadeira anal distingue P. amphioxus de todos os outros Pygidianops exceto P. magoi e a presença de olhos de todos exceto P. cuao. O novo Pygidianops parece ser o grupo-irmão de P. magoi, as duas espécies compartilhando um mesetmóide com a extremidade dobrada dorsalmente, sem cornua, e um processo articular prolongado no palatino para articulação com o neurocrânio. Pygidianops amphioxus é um habitante permanente e altamente especializado de ambientes psâmicos. Caracteres adicionais são propostos como sinapomorfias para Pygidianops, incluindo uma articulação sinfiseana e ligamento associado hipertrofiados na mandíbula; um processo alongado e dirigido lateralmente na superfície dorsal do pré-maxilar; e a mandíbula rotacionada, de forma que a superfície normalmente lateral em outros Glanapteryginae é dirigida ventralmente. Estes e outros caracteres são incorporados em uma diagnose filogenética revisada de Pygidianops.


Sociedade Brasileira de Ictiologia Neotropical Ichthyology, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá., Av. Colombo, 5790, 87020-900, Phone number: +55 44-3011-4632 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: neoichth@nupelia.uem.br