Acessibilidade / Reportar erro

Descriptive morphology and phylogenetic relationships among species of the Neotropical annual killifish genera Nematolebias and Simpsonichthys (Cyprinodontiformes: Aplocheiloidei: Rivulidae)

Estruturas da morfologia externa e esqueleto dos gêneros de peixes anuais Nematolebias e Simpsonichthys são descritas e ilustradas. Relações de parentesco entre todas as espécies incluídas em ambos gêneros e outros cinolebiatíneos são estimadas, com base em 116 caracteres morfológicos num total de 50 táxons terminais. Nematolebias é considerado como o grupo irmão hipotético de um clado incluindo Simpsonichthys, Austrolebias , Megalebias e Cynolebias, o qualé diagnosticado pela porção ventral do mesopterigóide não se sobrepondo ao quadrado, terceiro espinho neural aproximadamente tão largo quanto quarto espinho neural, côndilo ventral de coracóide estreito, escamas suavemente se estendendo sobre base de nadadeira anal, perda de dentes do vomer, perda de neuromasto anteriorà série infra-orbital, processo ventral de ângulo-articular curto e estreito e porção dorsal de cleitro alongada. Simpsonichthys é dividido em cinco subgêneros, incluindo Spectrolebias, anteriormente considerado um gênero separado, Simpsonichthys, e três novos subgêneros, Xenurolebias, Ophthalmolebias e Hypsolebias. Monofiletismo de Simpsonichthys é sustentado por um pequeno processo dorsal pontiagudo no palatino, raios não ramificados na ponta das nadadeiras dorsal e anal em machos e escamas frontais E sobrepostas.


Sociedade Brasileira de Ictiologia Neotropical Ichthyology, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá., Av. Colombo, 5790, 87020-900, Phone number: +55 44-3011-4632 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: neoichth@nupelia.uem.br