Acessibilidade / Reportar erro

Fish injuries resulting from transient operating conditions in a Brazilian hydropower plant: morphological, physiological and biochemical evaluation in Pimelodus maculatus (Siluriformes: Pimelodidae)

Resumo

Este estudo investigou os efeitos induzidos por condições transitórias de operação em uma usina hidrelétrica brasileira em Pimelodus maculatus. Peixes (n = 43) no canal de fuga que apareceram na superfície da água após mudanças nas condições operacionais foram avaliados. Adicionalmente, peixes (n = 10) capturados a jusante da barragem com espinhel foram utilizados para comparações (NF). Amostras de sangue foram avaliadas para as concentrações de cortisol, glicose e lactato. Amostras de tecidos (brânquia, fígado, cérebro e músculo) foram analisadas para biomarcadores de estresse oxidativo (TBARS, conteúdo de proteína carbonil e atividade da catalase) e histologia (brânquia, fígado e baço). Os achados mais proeminentes dos peixes afetados (IF) foram barotraumas com hemorragia intra-abdominal e ruptura da bexiga natatória. As concentrações de cortisol e glicose foram menores para IF quando comparadas aos NF. IF também sofreram estresse oxidativo representado pelo aumento de TBARS no fígado e cérebro, e aumento do conteúdo das proteínas carboniladas nas brânquias e fígado. As principais alterações histológicas induzidas pelas condições adversas foram distúrbios circulatórios, como telangiectasia e aneurisma nas brânquias, congestão das veias hepáticas, e hemorragia no fígado e baço. A queda abrupta da pressão resultante de mudanças nas condições operacionais das turbinas causou barotrauma e estresse oxidativo, que foram as principais causas da mortalidade dos peixes.

Palavras chave:
Barotrauma; Estresse oxidativo; Hemorragia; Parâmetros sanguíneos; Rio Uruguai

Sociedade Brasileira de Ictiologia Neotropical Ichthyology, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá., Av. Colombo, 5790, 87020-900, Phone number: +55 44-3011-4632 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: neoichth@nupelia.uem.br