Acessibilidade / Reportar erro

Condição de luz, vedação dos frascos e tempo de cultivo na germinação e desenvolvimento inicial in vitro de Dendrobium nobile lindl.

Resumo

Um dos obstáculos para produção de plantas de Orchidaceae é a propagação por sementes. Dessa forma, no cultivo in vitro a luminosidade e o tipo de vedação dos frascos são fatores que influenciam a germinação e o desenvolvimento inicial de orquídeas. Sendo assim, objetivou-se avaliar a condição de luz, o tipo de vedação dos frascos e o tempo de avaliação na germinação e desenvolvimento inicial in vitro de Dendrobium nobile Lindl. Após semeadura, as culturas foram submetidas à duas condições de irradiâncias conforme a vedação dos frascos: 7,0 µmol m-2 s-1 (tampa rosqueável) e 19,0 µmol m-2 s-1 (filme plástico) e duas condições de luz: lâmpada fluorescente branca e lâmpada fluorescente vermelha. Aos 30, 60 e 90 dias foi avaliado a porcentagem de germinação, de sobrevivência, de protocormos em estádio 1, estádio 2, estádio 3 e estádio 4. Foi utilizado DIC, em esquema de parcelas sub-subdivididas para 30 e 60 dias após semeadura e em esquema fatorial 2 x 2 aos 90 dias. A maior porcentagem de germinação foi observada quando se utilizou lâmpada fluorescente branca com tampa de filme plástico (70,33%) e aos 30 dias (70,13%). A maior porcentagem de sobrevivência (100%) foi observada quando se utilizou tampa de filme plástico e lâmpada fluorescente branca aos 90 dias. O maior desenvolvimento de propágulos, chegando ao estádio 4 foi verificado na lâmpada fluorescente vermelha com tampa rosqueável (9,55%).

Palavras chave:
horticultura ornamental; propagação de plantas; Orchidaceae

Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais Av. Av. Peter Henry Rolfs, s/n, 36570-000 - Viçosa, Minas Gerais - Brasil, (32) 3379-4983, Tel: (32) 3379-4983 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: editor.ornamentalhorticulture@gmail.com