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Pimenta ornamental: gosto se discute

RESUMO

No competitivo e dinâmico mercado de plantas ornamentais, pesquisas de preferência e aceitação dos consumidores associadas à programas de melhoramento genético cooperam para a maior aceitação de novas cultivares. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar hábitos dos brasileiros relacionados ao cultivo doméstico de Capsicum spp. e preferências quanto à quatro pré-cultivares de pimenta ornamental, e a relação com diferentes fatores socioeconômicos. Questionário virtual contendo 18 perguntas de múltipla escolha foi compartilhado pelos autores em suas redes de contatos, via mídias sociais e e-mail. As respostas foram analisadas por meio de estatísticas descritivas. A influência dos fatores socioeconômicos em relação aos hábitos e preferências dos respondentes foi analisada pelo teste Qui-Quadrado. A pesquisa contemplou 1045 respondentes de todos os estados brasilei-ros, de todas as faixas de idade, níveis de renda e grau de escolaridade. Verificou-se que o cultivo doméstico das pimentas é bastante difundido em todo Brasil, em zonas rurais e urbanas, majoritariamente, em vasos. Pimentas ornamentais tiveram grande aceitação entre homens e mulheres de todas as classes de renda. Embora tenha sido observado maior preferência por flores brancas e frutos alongados e triangulares, com cinco estádios de maturação, diferenças regionais e sociais influenciaram a escolha por esses atributos. Maior aceitação também foi observada para o vaso médio (2 dm3) e para híbrido HPO 03. Após registro, este será um importante produto tecnológico adaptado às condições brasileiras.

Palavras-chave
Capsicum annum L; pesquisa de preferência e aceitação; plantas envasadas; questionário

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