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Efeitos da proibição de doações empresariais nas redes de financiamento eleitoral no Brasil1 1 Os bancos de dados elaborados para essa pesquisa podem ser consultados em: <https://www.kaggle.com/datasets/datarepositoty1/redes-financ-2014x2018-kaglle>. Acesso em: 26 jun. 2024.

Effects of the ban on corporate donations on electoral finance networks in Brazil

Efectos de la prohibición de donaciones corporativas en las redes de financiamiento electoral en Brasil

Effets de l'interdiction dons de la part des entreprises sur les réseaux de financement électoral au Brésil

O artigo analisa dados de candidaturas e prestação de contas das eleições de 2014 e 2018 no Brasil para responder à seguinte pergunta: quais são os efeitos da proibição do financiamento eleitoral empresarial e da introdução do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) sobre as redes de financiamento eleitoral? Coletamos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os analisamos com a metodologia da Análise de Redes Sociais e tratamentos estatísticos complementares. Como resultado, confirmamos nossas três hipóteses: (H1) a topologia da rede de financiamento eleitoral manteve-se altamente assimétrica; (H2) sem as empresas, os partidos políticos aumentaram sua centralidade na rede de financiamento; e, (H3) o sucesso eleitoral manteve-se fortemente relacionado à ocupação de posições centrais na rede de financiamento, não havendo alterações significativas nos perfis de partidos e candidatos mais competitivos.

eleições; financiamento eleitoral; mudança institucional; reforma política; análise de redes sociais


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