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Tendências

Tendências

Os brasileiros se interessam por política? Qual a importância do voto nas eleições municipais? Quais os principais meios de informação sobre política no país? Qual a posição ideológica dos partidos? E dos eleitores? Estas são algumas questões presentes na pesquisa IBOPE realizada alguns meses antes das eleições municipais do último ano, destacada na primeira parte deste Tendências.

Os resultados revelam que a mobilização política pelas eleições municipais de 2000 era bem alta, apesar da média geral dos brasileiros não se interessarem muito por política. Este contraste se explica, em grande parte, por diferenças de opinião entre eleitores residentes nos grandes centros urbanos (capitais e regiões metropolitanas) e os eleitores das pequenas cidades do interior, sobretudo das regiões Norte/Centro-oeste e Nordeste. São estes últimos os que mais valorizam o voto nas eleições locais, enquanto que os eleitores dos grandes centros são os mais desinteressados. Além disso, os resultados da pesquisa compõem um rico quadro das opiniões dos eleitores sobre os acontecimentos de uma campanha eleitoral, como os programas eleitorais e as promessas de campanhas, bem como sobre os partidos políticos e suas posições ideológicas. Pode-se dizer que os eleitores se mostram muito críticos e desinteressados pelas campanhas e não percebem muitas diferenças entre os partidos políticos.

A segunda seção de Tendências destaca um tema crítico do presente momento: o terrorismo no mundo e nos Estados Unidos. Em relação à opinião dos brasileiros, com base em pesquisa IBOPE realizada alguns dias após os atentados terroristas de setembro, os resultados revelam o grande poder da mídia, pois quase 100% dos entrevistados tomaram conhecimentos dos fatos. De uma forma geral, os brasileiros se preocupam bastante com os desdobramentos dos atentados e preferem que o Brasil não se envolva, caso ocorra uma guerra de proporções mundiais.

As opiniões dos norte-americanos sobre o mesmo tema estão também apresentadas na última parte de Tendências. Inspirada pelos atentados terroristas aos EUA no dia 11 de setembro deste ano, apresenta os dados do arquivo de pesquisas de opinião pública do Roper Center que mostram 25 anos de preocupação dos norte-americanos com o terrorismo e as suas conseqüências, bem como uma certa descrença quanto à solução do problema a curto prazo.

BRASIL – INTERESSE POR POLÍTICA – 2000

Eleições e Participação

Mobilização política

Em 2000, ano de eleições municipais, uma pesquisa do IBOPE mostrou que a maioria dos brasileiros declaravam ter interesse "pequeno ou muito pequeno por política" e que "não iriam votar se o voto não fosse obrigatório". No entanto, mais de 80% pretendiam votar em alguém ou algum partido para prefeito e vereador.

Interesse por política em geral

Se o voto não fosse obrigatório

Intenção de votar para prefeito e vereador em 2000

Eleições municipais para prefeito e vereadores - 2000

Os dados desta pesquisa mostram que os eleitores se interessavam mais pelo voto para o cargo executivo do que pelos representantes do legislativo.

Interesse pelas eleições para prefeito e vereadores

Vontade de votar para prefeito e para vereador

Interesse político, segundo alguns grupos

Os eleitores pouco interessados em política e que não votariam caso fossem desobrigados são principalmente os eleitores "urbanos": residem nas regiões metropolitanas, nas capitais ou grandes municípios, têm renda e escolaridade "média-baixa" e idade entre 35 a 49 anos.

Os eleitores com mais vontade de votar para prefeito residem, sobretudo, no interior, em pequenas cidades e nas regiões Norte/Centro-oeste.

Os maiores percentuais de ''muito pequeno/pequeno'' interesse por politica em geral:

Os maiores percentuais de ''não iria votar caso o voto não fosse obrigatório'':

Os maiores percentuais de "muita vontade de votar para prefeito e para vereador":

Principais razões do voto para prefeito:

Os eleitores votam por razões políticas, ideológicas, pessoais, pragmáticas, mas a maioria não toma nenhuma atitude especial nas eleições para prefeito, e não se importa se ouve outros falando mal do candidato em quem pretende votar.

A maioria de quem vota porque ''é importante para o município'':

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A maioria de quem vota ''apenas porque é obrigatório'':

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Reações do eleitor que ouve alguém falando mal de um candidato que pretende votar:

Imagens sobre o prefeito, os vereadores e o governador

Os eleitores sentem muito mais orgulho do atual prefeito do seu município do que do governador do estado e principalmente dos vereadores. A imagem dos vereadores é muito desgastada: a maioria os considera muito "diferentes" e "menos honestos" que a maior parte da população.

Orgulho x vergonha do prefeito municipal, dos vereadores e do governador

Vereadores: iguais ou diferentes da população?

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Vereadores: mais ou menos honestos que a maioria da população?

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O resultado das eleições municipais e a vida pessoal dos eleitores

Apesar das opiniões negativas sobre os vereadores, a maioria dos entrevistados considera o trabalho deles importante para o dia-a-dia. Já o resultado das eleições para prefeito, na opinião da maioria, afeta pouco a vida pessoal.

Importância do trabalho dos vereadores:

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O resultado de uma eleição para prefeito:

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Lembrança do voto para prefeito nas eleições anteriores

A maioria dos entrevistados se lembra do voto dado nas eleições municipais de 1996, mas eles não se lembram de "nada" ou "quase nada" que os candidatos a prefeito prometeram durante as campanhas eleitorais e avaliam que os prefeitos eleitos cumprem apenas uma parte do que prometem.

Lembranças das promessas de campanha

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Os acontecimentos durante a campanha eleitoral

O que é mais importante

Importância de uma aliança entre o prefeito e o governador

Motivos para votar em um candidato a prefeito com experiência administrativa

Características que os eleitores levam em conta na escolha de um candidato a prefeito

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Honestidade dos prefeitos X solução dos problemas

Apesar da "honestidade" despontar como a característica mais importante de um candidato a prefeito, a maioria dos eleitores considera que a resolução dos problemas é mais importante que a total honestidade.

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Principais meios de informação sobre política

A família e a TV são as principais fontes de informação sobre política. Considerando a soma de três opções (1º, 2º e 3º lugares), estes meios são bem mais importantes do que outros recursos tradicionais como debates, notícias na imprensa, comícios, resultados de pesquisas e reuniões.

Quem usa as "conversas com pessoas da família" como principal meio de informação:

E quem usa as "notícias nas TVs" como principal meio de informação:

Os Programas Eleitorais Gratuitos

A maioria dos eleitores consideram os programas eleitorais gratuitos inúteis e sem influência no próprio voto. Porém, os entrevistados acham que eles têm muita influência na decisão do voto da população.

Grau de importância dos programas eleitorais

Opiniões sobre as informações transmitidas pelos programas eleitorais

Influência dos programas eleitorais na decisão do voto:

Algumas opiniões sobre os programas eleitorais

O comportamento dos eleitores diante dos programas eleitorais

Os partidos políticos

A maioria dos eleitores não tem preferência partidária ou rejeição a algum partido político. Entre os partidos políticos com os maiores percentuais de identificação, o PMDB é o único cuja rejeição é menor que a identificação.

Identificação partidária

Rejeição aos partidos políticos

Posição ideológica dos partidos políticos

A posição ideológica dos partidos não é facilmente identificada pelos eleitores. A maioria declara que "não sabe" ou "não opina" sobre este tema. Entre os quatro partidos de maior preferência, apenas o PT apresenta um percentual mais destacado de classificação em um dos pontos da escala ideológica esquerda-direita.

Posição ideológica dos partidos políticos com maior identificação entre os eleitores

Da mesma forma, os eleitores têm dificuldades em se auto-classificarem na escala ideológica esquerda-direita. Mas entre os que se posicionam, a maioria se coloca à direita no espectro ideológico.

Auto-classificação ideológica dos eleitores

Auto-classificação ideológica segundo alguns grupos

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Opiniões sobre a capacidade administrativa dos partidos políticos

O partido com maior índice de identificação partidária, o PMDB, é considerado o mais preparado para administrar um município. O PT, partido com o segundo maior percentual de identificação, é considerado o mais incapaz.

Capacidade administrativa do PMDB para eleitores que se identificam com o partido

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Capacidade administrativa do PT para eleitores que se identificam com o partido

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Capacidade administrativa do PSDB para eleitores que se identificam com o partido

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Capacidade administrativa do PFL para eleitores que se identificam com o partido

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Opiniões sobre a capacidade administrativa dos partidos políticos com maior identificação entre os eleitores, segundo o porte dos municípios

Quanto maior o número de eleitores do município, maior o percentual de entrevistados que acreditam na capacidade administrativa do PT. O inverso ocorre com os outros partidos, o PMDB, PSDB e o PFL, que são considerados mais capazes quanto menor é o município onde vive o entrevistado.

BRASIL – TERRORISMO - 2001

O quê os brasileiros pensam sobre os ataques terroristas aos EUA no dia 11 de setembro de 2001

O Instituto de Pesquisa IBOPE fez uma pesquisa nacional alguns dias depois dos atentados terroristas nos EUA. Os dados revelam o grande poder da mídia, que dedicou a maior parte do seu espaço a estes fatos por vários dias: quase todos os brasileiros tinham "tomado conhecimento" dos atentados, com percentual crescente quanto maior a escolaridade dos entrevistados, chegando a 100% entre os de nível superior.

Conhecimento dos atentados terroristas nos EUA

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% de conhecimento dos atentados terroristas nos EUA, segundo escolaridade

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Punição dos culpados pelos EUA

Opiniões sobre a guerra "contra o terrorismo"

Apesar da grande expectativa quanto a uma guerra contra o terrorismo, a maioria absoluta dos brasileiros se declarou contra esta possibilidade, pois consideravam que isso poderia levar ao aumento do terrorismo.

Expectativa de guerra

Posição pessoal sobre a guerra

Expectativa quanto ao terrorismo no caso de uma guerra

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% expectativa de aumento do terrorismo, segundo idade

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A possibilidade de uma guerra mundial

As opiniões dos brasileiros se dividem quando opinam sobre a possibilidade do atentado do dia 11 de setembro provocar o início da Terceira Guerra Mundial. Caso isto ocorra, a maioria se declara "contra" a possibilidade do Brasil enviar soldados para esta guerra, principalmente os entrevistados de renda familiar mais alta.

Sobre o envio de soldados brasileiros, no caso de uma guerra mundial

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As posições contrárias ao envio de soldados brasileiros, segundo renda familiar

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EUA – TERRORISMO - 1977-2001

EUA: 25 anos de pesquisas sobre o terrorismo

As pesquisas do arquivo do Roper Center mostram que, nos anos 70, os norte-americanos se preocupavam bastante com o terrorismo. A maior preocupação, no entanto, ocorria com relação ao mundo, e muito menor com os EUA.

1977: Preocupação com o terrorismo no mundo e nos EUA

1987: A dimensão do problema do terrorismo

Já em 1987, a maioria dos norte-americanos consideravam o terrorismo contra os Estados Unidos e seus cidadãos "um problema muito importante", tanto no estrangeiro quanto no próprio país

Para os norte-americanos, em 1997, o tráfico de drogas, seria uma ameaça um pouco maior ao país do que o terrorismo.

Mas uma pesquisa anterior, de 1994, mostra que quase 70% de norte-americanos consideravam o terrorismo uma séria ameaça aos interesses do país. Tempos depois, em 1999, um ano após os atentados a bomba nas embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia que deixaram um saldo de 224 mortos, pesquisa da CBS News apontava o mesmo percentual de expectativas quanto ao aumento do terrorismo.

1997: O quê mais ameaça os EUA

1994: Grau de importância do terrorismo internacional como uma ameaça aos interesses dos EUA nos 10 anos

1999: Expectativa quanto ao aumento do terrorismo no século 21

Quando, no início dos anos 80, a maioria absoluta dos norte-americanos disse não ter expectativa de ver a redução do terrorismo eles tinham a percepção correta, pelo menos nos 20 anos seguintes. Os anos 80, 90 e 2000 foram marcados por seqüestros de aviões, explosões e atentados a bombas, dentro do país (Oklahoma City, World Trade Center) e fora (Aviões da Pan Am, TWA, embaixadas norte-americanas).

1981: Expectativa de declínio da ameaça terrorista

2001: Quatro meses antes do atentado de 11 de Setembro, os norte-americanos tinham clara percepção da ameaça que representava o terrorismo internacional para os EUA

Causas do terrorismo

Em 1985, apenas cerca de 30% dos norte-americanos percebiam a relação entre a política externa do EUA e as ações terroristas.

1985: A redução das ligações dos EUA com Israel poderia reduzir o terrorismo

1986: O apoio dos EUA aos rebeldes da Nicarágua, Afeganistão e outros países encoraja o terrorismo

1981: O terrorismo pode ser justificável?

O cidadão comum e o medo do terrorismo

Em 1985, a maioria dos norte-americanos se preocupavam com o perigo de seqüestro ou terrorismo em vôos internacionais. Vale lembrar que em 1985, uma avião da TWA foi seqüestrado por guerrilheiros xiitas, resultando em 1 morte e 39 pessoas em cativeiro por 17 dias no Líbano.

Uma pesquisa de 1999, captou uma postura bem tranqüila em relação ao dia-a-dia das pessoas no país: a maioria considerava pouco provável mudar os hábitos por causa do terrorismo.

Logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, a pesquisa do Los Angeles Times mostrou que houve um ligeiro aumento do temor quanto aos ataques em locais públicos.

1985: O medo de seqüestro ou terrorismo em vôos internacionais

1999: Mudanças de hábitos por medo do terrorismo

1993-2001: Medo de seqüestro ou terrorismo em locais públicos

Combate ao terrorismo

A maioria dos norte-americanos espera uma atuação mais forte do governo para combater o terrorismo, mesmo antes dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Após estes atentados, algumas medidas polêmicas para lutar contra o terrorismo foram apoiadas pela maioria.

1989: Sobre o que o governo tem feito para proteger o cidadão contra o terrorismo

2001 - opinião sobre..."Autorizar a polícia a parar e revistar qualquer pessoa que se pareça com um suspeito de terrorismo"

1993 - Opinião: "A maioria dos muçulmanos odeia o terrorismo"

Figura


A redução das liberdades civis

A polêmica sobre a limitação das liberdades civis como uma forma de combate ao terrorismo já aparecia em pesquisa do arquivo Roper Center realizada na década de 70. Nas pesquisas realizadas logo após os acontecimentos do dia 11 de setembro de 2001, a maioria manifestou opinião favorável a esta medida.

1978: Limitação das liberdades civis para combater o terrorismo

2001: Necessidade de redução das liberdades civis para combater o terrorismo

2001: Disposição em renunciar a algumas liberdades civis para o governo combater o terrorismo

Preocupação com as liberdades civis

Apesar da maioria dos norte-americanos apoiarem as medidas polêmicas para combater o terrorismo, uma maioria relativa se manifestou "um pouco preocupada" com a possibilidade de limitação das liberdades civis, em pesquisa do Los Angeles Times realizada dois dias após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

É notável que apesar do sentimento quase unânime entre os norte-americanos a favor das propostas para o combate ao terrorismo, o resultado de pesquisa da Princeton Survey Research Organization sugere que os que pensam contra a maioria não seriam considerados anti-patriotas.

2001: Preocupação com a possibilidade de limitação das liberdades civis para combater o terrorismo

2001 - opinião sobre... "É possível ser patriota e não apoiar as limitações nas liberdades civis para tornar mais fácil a luta contra o terrorismo?"

Os dados desta seção são provenientes do Banco de Dados de Opinião Pública Roper Center for Public Opinion Research, da Universidade de Conecticut

FICHAS TÉCNICAS

• Brasil - Interesse por Política - 2000

• Brasil - Terrorismo - 2001

•EUA - Terrorismo - 1977-2001

Instituto de Pesquisa: Louis Harris & Associates

Data do campo: 7-14 de Novembro de 1977

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 1498

Instituto de Pesquisa: Princeton Survey Research Associates

Data do campo: 3-6 de Abril de 1997

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 1206

Instituto de Pesquisa: CBS News

Data do campo: 17-19 de Dezembro de 1999

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 1026

Instituto de Pesquisa: Princeton Survey Research Associates

Data do campo: 11-20 de Maio de 2001

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 1587

Instituto de Pesquisa: Gordon S. Black Corporation

Data do campo: Fevereiro de 1987

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 1401

Instituto de Pesquisa: Gallup Organization

Data do campo: 7-25 de Outubro de 1994

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistados pessoalmente

Tamanho da amostra: 1492

Instituto de Pesquisa: Louis Harris & Associates

Data do campo: 9-13 de Dezembro de 1981

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 1249

Instituto de Pesquisa: ABC News/Washington Post

Data do campo: 7-19 de Junho de 1985

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 1016

Instituto de Pesquisa: Roper Organization

Data do campo: 11-25 de Janeiro de 1986

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistados pessoalmente

Tamanho da amostra: 2000

Instituto de Pesquisa: ABC News/Washington Post

Data do campo: 30 de Junho e 01 de Julho de 1985

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 1208

Instituto de Pesquisa: Yankelovich Partners

Data do campo: 18 de Março de 1993

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 800

Instituto de Pesquisa: Associated Press/Media General

Data do campo: 4-12 de Janeiro de 1989

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 1162

Instituto de Pesquisa: Zogby Group International

Data do campo: 16-23 de Março de 1993

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 905

Instituto de Pesquisa: Gallup Organization

Data do campo: Abril de 1981

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistados pessoalmente

Tamanho da amostra: 2325

Nota: Vinte e uma outras nações fizeram parte deste survey. O tamanho médio das amostras foi de 1000-1200 por país.

Instituto de Pesquisa: Gallup Organization

Data do campo: 28 de Dezembro de 1999

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 622

Instituto de Pesquisa: Los Angeles Times

Data do campo: 13-14 de Setembro de 2001

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 1561

Instituto de Pesquisa: Opinion Dynamics

Data do campo: 19-20 de Setembro de 2001

Universo e Metodologia: Eleitores entrevistados por telefone

Tamanho da amostra: 900

Nota: Cerca de80% doas entrevistas foram feitas antes do discurso do presidente George W. Bush em 20 de Setembro de 2001.

Instituto de Pesquisa: Princeton Survey Research Associates

Data do campo: 20-21 de Setembro de 2001

Universo e Metodologia: População Nacional Adulta entrevistada por telefone

Tamanho da amostra: 1005

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Maio 2005
  • Data do Fascículo
    Nov 2001
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