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Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil

HR indicators in the Hospitality Industry: a study in the four biggest hotel chains operating in Brazil

Resumos

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os processos de avaliação feitos pela área de Recursos Humanos nas quatro maiores redes hoteleiras que operam no Brasil. Tem por finalidade verificar a contribuição do RH para os objetivos estratégicos das empresas, dada a crescente importância dos funcionários e a mudança no papeldo RH nas organizações. O estudo de caso foi a técnica utilizada, sendo cada rede definida como um caso. A análise dos casos foi individual e comparativa. Os principais resultados revelam que as empresas pesquisadas utilizam indicadores para avaliar os resultados de recursos humanos em relação aos objetivos estratégicos de RH e da organização. Porém, mostram que as redes hoteleiras, ainda, não desenvolveram indicadores com base na compreensão da forma e do grau em que o setor de recursos humanos estava contribuindo estrategicamente para o desempenho das empresas. Além disso, as empresas pesquisadas não atribuem o mesmo nível de importância estratégica aos resultados de RH, nem se encontram em um mesmo estágio de complexidade na utilização dos indicadores. Recomendase o estudo de casos em outros setores econômicos e a aplicação de um novo modelo de classificação dos indicadores de RH.

Indicadores de recursos humanos; Avaliação de recursos humanos; Gestão de recursos humanos; Hotelaria; Gestão do turismo no Brasil


This paper reports some results of a research about the human resource performance evaluation process of the four biggest hotel chains in Brazil. The main purpose of the investigation was to analyze the HR section contribution to the strategic goals of the organizations. The case study technique was selected. The cases were both analyzed individually and in a comparative way. Each chain was defined as a case. The main results show that these organizations do have indicators to measure the human resources outcomes in relation with the strategic goals of the sector and of the organization as a whole. Yet, the research results also suggest that the indicators used in order to measure those performances could neither apprehend the manner nor the intensity in which the strategic contribution to the organizations was provided by the HR section. Furthermore the researched organizations did not ascribe the same strategic importance to the different HR results. Actually the findings indicate that the four hotel chains encompassed by the research have achieved different levels of sophistication in their HR performance measuring systems. For the future researches, we recommend case studies in other industries and the use of a new classification model for the HR indicators.

Human resources indicators; Human resources measurement; Human resources management; Hotel industry; Tourism management in Brazil


ARTIGOS

Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil

HR indicators in the Hospitality Industry: a study in the four biggest hotel chains operating in Brazil

Marcos PielluschI; Gisela Black TaschnerII

IMestre em Administração pela Escola de Administração Empresas de São Paulo da Fundação GetulioVargas – EAESP/FGV. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Endereço: R. Pamplona, 1080/21. São Paulo/SP. CEP:01405001. Email: marcospie@gvmail.br

IILivre Docente em Sociologia do Consumo pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da EAESP/FGV. Email: gisela.taschner@gmail.com

RESUMO

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os processos de avaliação feitos pela área de Recursos Humanos nas quatro maiores redes hoteleiras que operam no Brasil. Tem por finalidade verificar a contribuição do RH para os objetivos estratégicos das empresas, dada a crescente importância dos funcionários e a mudança no papeldo RH nas organizações. O estudo de caso foi a técnica utilizada, sendo cada rede definida como um caso. A análise dos casos foi individual e comparativa. Os principais resultados revelam que as empresas pesquisadas utilizam indicadores para avaliar os resultados de recursos humanos em relação aos objetivos estratégicos de RH e da organização. Porém, mostram que as redes hoteleiras, ainda, não desenvolveram indicadores com base na compreensão da forma e do grau em que o setor de recursos humanos estava contribuindo estrategicamente para o desempenho das empresas. Além disso, as empresas pesquisadas não atribuem o mesmo nível de importância estratégica aos resultados de RH, nem se encontram em um mesmo estágio de complexidade na utilização dos indicadores. Recomendase o estudo de casos em outros setores econômicos e a aplicação de um novo modelo de classificação dos indicadores de RH.

Palavras-chaves: Indicadores de recursos humanos. Avaliação de recursos humanos. Gestão de recursos humanos. Hotelaria. Gestão do turismo no Brasil.

ABSTRACT

This paper reports some results of a research about the human resource performance evaluation process of the four biggest hotel chains in Brazil. The main purpose of the investigation was to analyze the HR section contribution to the strategic goals of the organizations. The case study technique was selected. The cases were both analyzed individually and in a comparative way. Each chain was defined as a case. The main results show that these organizations do have indicators to measure the human resources outcomes in relation with the strategic goals of the sector and of the organization as a whole. Yet, the research results also suggest that the indicators used in order to measure those performances could neither apprehend the manner nor the intensity in which the strategic contribution to the organizations was provided by the HR section. Furthermore the researched organizations did not ascribe the same strategic importance to the different HR results. Actually the findings indicate that the four hotel chains encompassed by the research have achieved different levels of sophistication in their HR performance measuring systems. For the future researches, we recommend case studies in other industries and the use of a new classification model for the HR indicators.

Key words: Human resources indicators. Human resources measurement. Human resources management. Hotel industry. Tourism management in Brazil.

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Artigo recebido em 19/07/2008. Artigo aprovado, na sua versão final, em 05/11/2009.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2009

Histórico

  • Recebido
    19 Jul 2008
  • Aceito
    05 Nov 2009
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