Procter & Gamble |
Ariel Sabão líquido 2010 |
O comercial indica que é melhor tomar banho com o sabão líquido (papel exercido pelo magro) do que com o em pó (papel exercido pelo gordo). Ou seja, o homem magro toma um ótimo banho e o gordo não consegue por conta do tipo de sabão. |
Atrapalhado (BELLIZZI; HASTY, 1998), de natureza inferior (FELIPPE et al., 2003), lesado (sem noção) e incapaz. |
Semp Toshiba |
STI Extreme Notebook 2011 |
Um homem gordo sai do mar, correndo, atrapalhado na praia quente. Chega perto do colega, também gordo, e pega o notebook de suas mãos, coloca no chão e sobe para proteger os pés. Comentário final: "notebook que resiste à água, queda e poeira é o extreme da STI... a gente gosta de surpreender você". |
Elsys |
Elsys Receptor de antena parabólica 2012 |
Dois homens iniciam o comercial chegando em uma casa para instalar o receptor de parabólica. A dona da casa é uma artista famosa e o homem gordo fica meio atrapalhado, encantado com a beleza da mulher, sendo que o homem magro o repreende pelo seu encanto. |
Sanauto |
Chevrolet Carros 2011 |
O comercial televisivo apresenta um homem gordo atrapalhado, passando por uma tempestade, momento no qual o guarda-chuva quebra. A situação faz referência ao que os concorrentes têm passado. A cena é cômica e o ator parece atrapalhado. |
Igui |
Igui Piscinas 2012 |
A cena da propaganda apresenta um homem gordo, com aparência de riqueza, durante um banho de piscina, pedindo bebidas e churrasco ao mordomo. |
Não confiável, incompetente (STAFFIERI, 1967; LERNER, 1969; WEISS, 1980), incapaz, atrapalhado (BELLIZZI; HASTY, 1998) e de natureza inferior (FELIPPE et al., 2003). |
Gran Bingo VTR |
Gran Bingo VTR Cartões de Prêmios 2010 |
Um homem gordo inicia o comercial fazendo uma dança sensual, demonstrando felicidade e despreocupação. Em seguida, é informado que, para ele conseguir essa felicidade e despreocupação, só ganhando muito dinheiro com os cartões sorteio do bingo. |
Engraçado (BELLIZZI; HASTY, 1998), incompetente e repugnante (STAFFIERI, 1967; LERNER, 1969; WEISS, 1980). |
Personal Care Wellness |
Personal Care Academia 2012 |
Homem gordo exercitando-se em uma barra com a ajuda de outros dois homens magros e fortes. No início do comercial, só se vê o protagonista fazendo exercício de barra sozinho e, em seguida, aparecem os homens o levantando, indicando que ele estava "trapaceando". Ao final do comercial aparece a mensagem: "Tá na hora de treinar de verdade". |
Censurável, de vontade fraca, preguiçoso, não confiável, incompetente e repugnante (STAFFIERI, 1967; LERNER, 1969; WEISS, 1980). |
Banco Itaú |
Itaú Pic Seleção Itaú 2010 |
Um homem gordo entra em um estádio de futebol no qual há uma torcida o ovacionando, chamando seu nome. Ele entra como se estivesse vivenciando um momento de fama, realizando um sonho de ter sua própria torcida. Porém, essa torcida é paga para proporcionar esse momento e isso só será possível se ele ganhar o prêmio relacionado à compra do produto. |
Incompetente, repugnante (STAFFIERI, 1967; LERNER, 1969; WEISS, 1980) e incapaz. |
Prezunic Supermercados |
Prezunic Carnes 2011 |
Um homem gordo e triste está colocando azeite em um prato de salada e alguém pergunta: encarando uma salada, hein? O gordo começa a chorar e a voz diz: chora não, amanhã você pega um "filezão". |
Censurável, de vontade fraca, preguiçoso e incompetente (STAFFIERI, 1967; LERNER, 1969; WEISS, 1980). |
Coca-Cola |
Sprite Refrigerante 2008 |
O comercial inicia com um desfile na passarela. De longe, se vê uma mulher, porém, quando chega mais perto, aparece um homem gordo de biquíni. Nesse momento aparece a mensagem: "de lejos estan todas buenas". No final aparece: "lascosas como son".
|
Censurável (STAFFIERI, 1967; LERNER, 1969; WEISS, 1980) e engraçado (BELLIZZI; HASTY, 1998). |
Citi Bank |
Citi Bank Cartões de crédito 2007 |
Inicia com um homem gordo em uma esteira completamente atrapalhado e caindo. Em seguida, aparece a mensagem: "70% of people have purchased defective merchandise". Aparece a imagem do homem caindo novamente na esteira e a mensagem: "Maybe Citi Cards can help". |
Relaxado (FELIPPE et al., 2003), lesado (sem noção), incapaz e atrapalhado. |
Honda |
Honda Motos 1994 |
Um homem gordo aparece cantando e dançando, meio atrapalhado, uma música alegremente, demonstrando felicidade. Aparece a mensagem: "a vida tem que ser mais do que isso", finalizando com a marca Honda e um slogan "toda emoção do mundo". Ou seja, mais que a felicidade sem bens. |
Censurável, de vontade fraca, preguiçoso, incompetente (STAFFIERI, 1967; LERNER, 1969; WEISS, 1980), atrapalhado (BELLIZZI; HASTY, 1998), de natureza inferior (FELIPPE et al., 2003), lesado (sem noção) e incapaz. |
Greenpeace |
Greenpeace Orientação ideológica 2008 |
Começa com uma música de Michael Jackson e em seguida aparece um homem gordo dançando e andando com uma camisa de plástico. Aparece a mensagem: "Estranho? Estranho é quem usa roupa de pano, mas tem atitude de plástico. Não pense descartável, aja sustentável". |
Leão |
Matte Leão Chá gelado 2011 |
Aparece um homem gordo na praia desejando o Matte Leão Limão, que está nas mãos de uma mulher de corpo perfeito. Em seguida, aparece sua esposa gorda também dizendo: se eu fosse você tomava Matte Leão Pêssego, que está nas mãos de um homem bronzeado de corpo perfeito, indicando que era muito mais gostoso. Ao final, aparece o filho gordo do casal olhando para outra mulher bonita, que está tirando o biquíni, e dizendo: eu prefiro natural. |
Diário Gaúcho |
Diário Gaúcho Classi Diário 2007 |
Inicia com uma filmagem das molas de um colchão em movimento e aparece a mensagem: "três vezes por semana já é bom, imagine todos os dias". Parece que está se falando sobre sexo e, em seguida, aparece um homem gordo de pé em cima da cama, pulando e cantando: "vendi o carro, vendi o carro". |
Incompetente, não confiável, censurável (STAFFIERI, 1967; LERNER, 1969; WEISS, 1980), engraçado, atrapalhado (BELLIZZI; HASTY, 1998) e de natureza inferior (FELIPPE et al., 2003). |
Renault |
Renault CarroRenault Logan 2011 |
Aparece uma família com pessoas gordas tendo que colocar roupas para apertar o corpo senão não caberia no carro. Daí aparece a mensagem: "quer passear com espaço sobrando?" Aí aparece o novo Renault Logan, indicando que é o carro de maior espaço interno da categoria. |
Schincariol |
Schin Refrigerantes 2008 |
O comercial inicia informando que toda família tem um primo sem noção. Esse primo é um homem gordo que chega à casa da prima e fica falando coisas inadequadas para a família. Ao final, aparece a mensagem que toda família tem Schin. |
AmBev |
Skol Beats Cerveja 2009 |
Inicia com um homem gordo saindo do carro de paletó e andando pelas ruas. Em seguida, ele coloca música, tira o paletó superior e começa a dançar meio que sem ritmo, demonstrando despreocupação. |
Caixa Econômica |
Caixa Super X capitalização 2008 |
Mensagem inicial: "para ser um super-herói nos dias de hoje é preciso ter muito dinheiro". Em seguida, aparece um homem gordo vestido com uma roupa de super- herói que vai salvar um gato e cai da escada. Quando adquire o produto, salva o gato e despista o cachorro no quintal de uma casa. |
Farmácias Pague Menos |
Pague Menos Circuito de corridas 2011 |
Aparece um homem gordo andando atrasado, e ele percebe que seu ônibus vai passando. Ele corre para não perder, mas não consegue alcançar. Surge então a mensagem: "a vida sempre te convida a correr". Depois, faz a chamada para o circuito de corridas, indicando que essa é uma maneira das pessoas abraçarem a saúde. |