Clientes (CLI) |
1 |
Presta atendimento de excelência ao cliente, procurando satisfazer as expectativas. |
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Brandão et al. (2010)Brandão, H. P, Borges-Andrade, J. E., Freitas, I. A., & Vieira, F. T. (2010). Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais. Psicologia: Teoria e Pesquisa , 26 (1),171-182. doi:10.1590/S0102-37722010000100019 ;
-
Bündchen et al. (2011)Bündchen, E., Rossetto, C. R., Silva, A. B. (2011). Competências gerenciais em ação – caso do Banco do Brasil. Revista Eletrônica de Administração , 17 (2), 396-423. doi:10.1590/S1413-23112011000200004 ;
-
Fleury e Fleury (2001)Fleury, A. C. C., Fleury, M. T. L. (2001). Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira (2a ed.). São Paulo, SP: Atlas. ;
-
Godoy e D'Amelio (2012)
|
2 |
Orienta as ações pelas necessidades dos clientes. |
3 |
Gerencia o relacionamento com clientes com base no respeito, cortesia e ética. |
4 |
Comunica-se com o cliente com linguagem clara, objetiva e acessível. |
Gestão estratégica (EST) |
5 |
Estabelece visão de futuro e orienta as ações para o resultado. |
-
Bündchen et al. (2011)Bündchen, E., Rossetto, C. R., Silva, A. B. (2011). Competências gerenciais em ação – caso do Banco do Brasil. Revista Eletrônica de Administração , 17 (2), 396-423. doi:10.1590/S1413-23112011000200004 ;
-
Fleury e Fleury (2001)Fleury, A. C. C., Fleury, M. T. L. (2001). Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira (2a ed.). São Paulo, SP: Atlas. ;
-
Brandão et al. (2010)Brandão, H. P, Borges-Andrade, J. E., Freitas, I. A., & Vieira, F. T. (2010). Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais. Psicologia: Teoria e Pesquisa , 26 (1),171-182. doi:10.1590/S0102-37722010000100019 ;
-
Ésther (2011)Ésther, A. B. (2011). As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE.BR , 648-667. Retrieved from http://bit.ly/3tOfQ2Y http://bit.ly/3tOfQ2Y...
;
-
Amaral (2006)Amaral, H. K. (2006). Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira. Revista do Serviço Público , 57 (4), 549-563. doi:10.21874/rsp.v57i4.211 ;
-
Oliveira et al., (2010)Oliveira, F.B., Sant’Anna, A. S., & Vaz, S. L. (2010). Liderança no contexto da nova administração pública: uma análise sob a perspectiva de gestores públicos de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Revista de Administração Pública , 44 (6), 1453-1475. doi:10.1590/S0034-76122010000600009 ;
-
Katz (1955)Katz, R. L. (1955). Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 33(1), 33-42. ;
-
Quinn et al. (2003)Quinn, R. E., Faerman S. R., Thompson, M. P., McGrath, M. (2003). Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro, RJ: Campus. ;
-
Cardoso (2009)Cardoso, A. L. J. (2009). Percepções de gestores sobre competências gerenciais em diferentes contextos: estabilidade e mudança organizacional. REBRAE Revista Brasileira de Estratégia, 2 , 147-169. Retrieved from https://bit.ly/3f3ZGhX https://bit.ly/3f3ZGhX...
;
-
Yulk (2010)Yulk, G. (2010). Leadership in organizations . (7a ed.). Upper Saddle River: Prentice Hall. ;
-
Godoy e D'Amelio (2012);
-
Santos (2014)Santos, A. P. (2014). Competências para a carreira de gestores governamentais: desenvolvimento e evidências de validade de uma escala. Revista de Gestão , 21 (1), 27-41. doi:10.5700/rege517 ;
-
Comin et al. (2017)Comin, L. C., Severo, E. A., Dall Agnol, C. F., Medeiros, L. S., & Guimarães, J. C. F. (2017). Competências gerenciais: uma perspectiva dos gestores das empresas do agronegócio. Perspectivas em Gestão & Conhecimento , 7 (1), 228-243. doi:10.21714/2236-417X2017v7n1p228
|
6 |
Formula cenários, identificando forças, fraquezas, ameaças e oportunidades para a organização. |
7 |
Formula planos, estabelecendo objetivos, metas, atribuições, prazos e prioridade. |
8 |
Monitora indicadores para alcançar as metas. |
9 |
Traça estratégias para atingir resultados a longo prazo. |
10 |
Atua como importante agente das mudanças propostas pela organização. |
11 |
Adapta-se rapidamente às situações de mudança. |
12 |
Identifica previamente futuras mudanças no ambiente de negócios da organização. |
13 |
Identifica opções estratégicas compatíveis com a realidade organizacional. |
14 |
Possui visão holística da organização. |
15 |
Reconhece o papel das diferentes unidades organizacionais, bem como suas interdependências. |
16 |
Tem domínio sobre o portfólio de produtos e serviços prestados pela organização. |
17 |
Compreende a relação e interdependência da organização com outras esferas do poder público. |
18 |
Representa a organização ou área junto a parceiros e outros públicos da organização, demonstrando segurança. |
19 |
Avalia a situação organizacional sob diferentes ângulos e perspectivas. |
20 |
Compreende a estratégia da organização, seus objetivos e relações de causa e efeito. |
21 |
Analisa os objetivos estratégicos, desdobrando-os em metas individuais, grupais e funcionais coerentes. |
Sociedade (SOC) |
22 |
Toma decisões levando em conta os possíveis impactos sobre o meio ambiente e comunidade. |
-
Brandão et al. (2010)Brandão, H. P, Borges-Andrade, J. E., Freitas, I. A., & Vieira, F. T. (2010). Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais. Psicologia: Teoria e Pesquisa , 26 (1),171-182. doi:10.1590/S0102-37722010000100019 ;
-
Oliveira et al., (2010)Oliveira, F.B., Sant’Anna, A. S., & Vaz, S. L. (2010). Liderança no contexto da nova administração pública: uma análise sob a perspectiva de gestores públicos de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Revista de Administração Pública , 44 (6), 1453-1475. doi:10.1590/S0034-76122010000600009 ;
-
Ésther (2011)Ésther, A. B. (2011). As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE.BR , 648-667. Retrieved from http://bit.ly/3tOfQ2Y http://bit.ly/3tOfQ2Y...
;
-
Gloria Jr. et al., (2014);
-
Godoy e D'Amélio (2012)
|
23 |
Promove o envolvimento da sociedade nas ações realizadas pela organização. |
24 |
Promove ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável da comunidade, demonstrando preocupação com questões sociais. |
25 |
Estimula os integrantes da equipe a agirem de acordo com os princípios de responsabilidade social e ambiental da organização. |
26 |
Pauta suas ações em condutas éticas, sendo exemplo para a equipe e demais colaboradores. |
Gestão interna (GIN) |
27 |
Acompanha a conformidade dos processos sob sua responsabilidade, observando leis, normas e procedimentos estabelecidos. |
-
Mohrman e Worley (2009)Mohrman, S. A., Worley, C. G. (2009). Dealing with rough times: A capabilities development approach to surviving and thriving. Human Resource Management , 48 (3), 433-445. doi:10.1002/hrm.20292 ;
-
Bündchen et al. (2011)Bündchen, E., Rossetto, C. R., Silva, A. B. (2011). Competências gerenciais em ação – caso do Banco do Brasil. Revista Eletrônica de Administração , 17 (2), 396-423. doi:10.1590/S1413-23112011000200004 ;
-
Fleury e Fleury (2001)Fleury, A. C. C., Fleury, M. T. L. (2001). Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira (2a ed.). São Paulo, SP: Atlas. ;
-
Brandão et al. (2010)Brandão, H. P, Borges-Andrade, J. E., Freitas, I. A., & Vieira, F. T. (2010). Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais. Psicologia: Teoria e Pesquisa , 26 (1),171-182. doi:10.1590/S0102-37722010000100019
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Katz (1955)Katz, R. L. (1955). Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 33(1), 33-42. ;
-
Quinn et al. (2003)Quinn, R. E., Faerman S. R., Thompson, M. P., McGrath, M. (2003). Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro, RJ: Campus. ;
-
Ésther (2011)Ésther, A. B. (2011). As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE.BR , 648-667. Retrieved from http://bit.ly/3tOfQ2Y http://bit.ly/3tOfQ2Y...
;
-
Gloria Jr. et al., (2014);
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Yulk (2010)Yulk, G. (2010). Leadership in organizations . (7a ed.). Upper Saddle River: Prentice Hall. ;
-
Godoy e D'Amelio (2012);
-
Santos (2014)Santos, A. P. (2014). Competências para a carreira de gestores governamentais: desenvolvimento e evidências de validade de uma escala. Revista de Gestão , 21 (1), 27-41. doi:10.5700/rege517 ;
-
Freitas e Odelius (2017)Freitas, P. F. P., Odelius, C. C. (2017). Escala de competências gerenciais em grupos de pesquisa. Revista de Administração FACES , 16 (4), 45-65. doi:10.21714/1984-6975FACES2017V16N4ART4134 ;
-
Comin et al. (2017)Comin, L. C., Severo, E. A., Dall Agnol, C. F., Medeiros, L. S., & Guimarães, J. C. F. (2017). Competências gerenciais: uma perspectiva dos gestores das empresas do agronegócio. Perspectivas em Gestão & Conhecimento , 7 (1), 228-243. doi:10.21714/2236-417X2017v7n1p228
|
28 |
Monitora a qualidade dos processos internos para evitar retrabalho. |
29 |
Localiza rapidamente as informações que necessita por meio de base de dados e sistemas da organização. |
30 |
Organiza as atividades e tarefas, discernindo entre prioridades e rotinas. |
31 |
Aprimora continuamente os processos de trabalho para otimizar a utilização de recursos disponíveis. |
32 |
Gerencia projetos sob a responsabilidade da equipe, monitorando escopo, prazos e recursos. |
33 |
Controla despesas administrativas. |
34 |
Identifica, combina e aplica recursos organizacionais disponíveis (materiais, tecnológicos, financeiros etc.) a fim de garantir a continuidade das ações. |
Gestão de equipes (EQU) |
35 |
Mobiliza e articula esforços dos funcionários em torno de propósitos comuns. |
-
Mohrman e Worley (2009)Mohrman, S. A., Worley, C. G. (2009). Dealing with rough times: A capabilities development approach to surviving and thriving. Human Resource Management , 48 (3), 433-445. doi:10.1002/hrm.20292 ;
-
Katz (1955)Katz, R. L. (1955). Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 33(1), 33-42. ;
-
Bündchen et al. (2011)Bündchen, E., Rossetto, C. R., Silva, A. B. (2011). Competências gerenciais em ação – caso do Banco do Brasil. Revista Eletrônica de Administração , 17 (2), 396-423. doi:10.1590/S1413-23112011000200004 ;
-
Fleury e Fleury (2001)Fleury, A. C. C., Fleury, M. T. L. (2001). Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira (2a ed.). São Paulo, SP: Atlas. ;
-
Brandão et al. (2010)Brandão, H. P, Borges-Andrade, J. E., Freitas, I. A., & Vieira, F. T. (2010). Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais. Psicologia: Teoria e Pesquisa , 26 (1),171-182. doi:10.1590/S0102-37722010000100019 ;
-
Ésther (2011)Ésther, A. B. (2011). As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE.BR , 648-667. Retrieved from http://bit.ly/3tOfQ2Y http://bit.ly/3tOfQ2Y...
; Amaral (2006)Amaral, H. K. (2006). Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira. Revista do Serviço Público , 57 (4), 549-563. doi:10.21874/rsp.v57i4.211 ;
-
Cardoso (2009)Cardoso, A. L. J. (2009). Percepções de gestores sobre competências gerenciais em diferentes contextos: estabilidade e mudança organizacional. REBRAE Revista Brasileira de Estratégia, 2 , 147-169. Retrieved from https://bit.ly/3f3ZGhX https://bit.ly/3f3ZGhX...
;
-
Oliveira et al., (2010)Oliveira, F.B., Sant’Anna, A. S., & Vaz, S. L. (2010). Liderança no contexto da nova administração pública: uma análise sob a perspectiva de gestores públicos de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Revista de Administração Pública , 44 (6), 1453-1475. doi:10.1590/S0034-76122010000600009 ;
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Gloria Jr. et al., (2014);
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Quinn et al. (2003)Quinn, R. E., Faerman S. R., Thompson, M. P., McGrath, M. (2003). Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro, RJ: Campus. ;
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Godoy e D'Amélio (2012);
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Freitas e Odelius (2017)Freitas, P. F. P., Odelius, C. C. (2017). Escala de competências gerenciais em grupos de pesquisa. Revista de Administração FACES , 16 (4), 45-65. doi:10.21714/1984-6975FACES2017V16N4ART4134 ;
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Santos (2014)Santos, A. P. (2014). Competências para a carreira de gestores governamentais: desenvolvimento e evidências de validade de uma escala. Revista de Gestão , 21 (1), 27-41. doi:10.5700/rege517 ;
-
Comin et al. (2017)Comin, L. C., Severo, E. A., Dall Agnol, C. F., Medeiros, L. S., & Guimarães, J. C. F. (2017). Competências gerenciais: uma perspectiva dos gestores das empresas do agronegócio. Perspectivas em Gestão & Conhecimento , 7 (1), 228-243. doi:10.21714/2236-417X2017v7n1p228
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36 |
Estimula o comprometimento das pessoas e equipes com os objetivos da organização. |
37 |
Colabora com colegas de trabalho a fim de concretizar objetivos da organização. |
38 |
Mantém um bom relacionamento interpessoal com colegas e clientes, prezando por um clima de harmonia. |
39 |
Adota medidas preventivas e corretivas para melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida de sua equipe. |
40 |
Age com imparcialidade no trato com os membros da equipe. |
41 |
Delega atividades, tornando claro para a equipe os papéis e objetivos a serem atingidos. |
42 |
Orienta a atuação da equipe, comunicando claramente suas expectativas sobre o desempenho. |
43 |
Distribui adequadamente as tarefas entre os integrantes da equipe de acordo com as capacidades de cada um. |
44 |
Transmite a missão e os objetivos da organização com clareza a seus subordinados. |
45 |
Estimula a participação dos funcionários na tomada de decisões e valoriza a contribuição oferecida por eles. |
46 |
Toma decisões, baseando-se nas competências e limitações da área/função. |
47 |
Gerencia conflitos para manter coesão e harmonia entre os funcionários. |
48 |
Promove o desenvolvimento profissional da equipe com oportunidades de capacitação. |
49 |
Reconhece e elogia a realização de um bom trabalho. |
50 |
Pratica a comunicação aberta e transparente, mantendo as pessoas informadas sobre planos e processos organizacionais. |
51 |
Comunica-se de modo a gerar entusiasmo. |
52 |
Ouve os interlocutores com atenção. |
53 |
Transmite feedbacks à equipe continuamente. |
Autodesenvolvimento (AUTO) |
54 |
Possui alto grau de dinamismo e motivação pessoal. |
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Katz (1955)Katz, R. L. (1955). Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 33(1), 33-42. ;
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Bündchen et al., (2011)Bündchen, E., Rossetto, C. R., Silva, A. B. (2011). Competências gerenciais em ação – caso do Banco do Brasil. Revista Eletrônica de Administração , 17 (2), 396-423. doi:10.1590/S1413-23112011000200004 ;
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Fleury e Fleury (2001)Fleury, A. C. C., Fleury, M. T. L. (2001). Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira (2a ed.). São Paulo, SP: Atlas. ;
-
Brandão et al. (2010)Brandão, H. P, Borges-Andrade, J. E., Freitas, I. A., & Vieira, F. T. (2010). Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais. Psicologia: Teoria e Pesquisa , 26 (1),171-182. doi:10.1590/S0102-37722010000100019 ;
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Ésther (2011)Ésther, A. B. (2011). As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE.BR , 648-667. Retrieved from http://bit.ly/3tOfQ2Y http://bit.ly/3tOfQ2Y...
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Amaral (2006)Amaral, H. K. (2006). Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira. Revista do Serviço Público , 57 (4), 549-563. doi:10.21874/rsp.v57i4.211 ;
-
Cardoso (2009)Cardoso, A. L. J. (2009). Percepções de gestores sobre competências gerenciais em diferentes contextos: estabilidade e mudança organizacional. REBRAE Revista Brasileira de Estratégia, 2 , 147-169. Retrieved from https://bit.ly/3f3ZGhX https://bit.ly/3f3ZGhX...
;
-
Oliveira et al., (2010)Oliveira, F.B., Sant’Anna, A. S., & Vaz, S. L. (2010). Liderança no contexto da nova administração pública: uma análise sob a perspectiva de gestores públicos de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Revista de Administração Pública , 44 (6), 1453-1475. doi:10.1590/S0034-76122010000600009 ;
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Gloria Jr. et al.; (2014),
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Quinn et al. (2003)Quinn, R. E., Faerman S. R., Thompson, M. P., McGrath, M. (2003). Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro, RJ: Campus. ;
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Freitas e Odelius (2017)Freitas, P. F. P., Odelius, C. C. (2017). Escala de competências gerenciais em grupos de pesquisa. Revista de Administração FACES , 16 (4), 45-65. doi:10.21714/1984-6975FACES2017V16N4ART4134
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55 |
Identifica oportunidades de autodesenvolvimento e cria diferenciação profissional. |
56 |
Pratica a reflexão sobre a própria performance e atuação e busca aprender a aprender. |
57 |
Busca ampliar seus conhecimentos por meio de cursos, seminários e estudos, não se limitando apenas a sua função. |
58 |
É inovador ao apresentar ideias não convencionais, pensando “fora da caixa”. |
59 |
Mantém o otimismo e busca alternativas para tentar novamente quando as coisas não dão certo. |
60 |
Demonstra iniciativa, agindo como pioneiro na busca de resultados para a organização. |
61 |
Demonstra equilíbrio para gerenciar situações de estresse no trabalho. |
62 |
É comprometido com a prestação de serviços públicos. |
63 |
É eficaz nas negociações, conseguindo apoio às suas ideias a fim de estabelecer acordos e compromissos. |