Resumo
Neste ensaio teórico, nós analisamos como os estudos da estratégia, vista como uma prática social, se beneficiam de um diálogo com estudos da filosofia, sociologia e geografia sobre o espaço e conceitos correlatos: espacialidade, território, região e lugar. Esses estudos compõem um quadro epistêmico e teórico diverso. As ciências humanas e sociais promoveram duas viradas epistêmicas no final do século XX: a volta à prática e ao espaço. No campo da estratégia organizacional, a virada prática não foi acompanhada por uma virada espacial. O nosso objetivo é analisar a espacialidade da estratégia como prática e propor uma agenda de pesquisa que conecta a estratégia organizacional com temáticas que vão além do mundo dos negócios. Ainda, amplia as fronteiras para o estudo da estratégia como um complexo de práticas socialmente situadas de strategizing de uma pluralidade de atores que criam e transformam o espaço como multiplicidade: físico/material, cultural/simbólico, político/econômico e representado/narrado.
espaço; espacialidade; estratégia como prática; strategizing; território