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A fábrica representa um espaço para a construção do saber? Uma análise do processo de aprendizagem em células de montagem

Resumos

Por meio da realização deste estudo objetivou-se avaliar como um processo de organização do trabalho tido como inovador e flexível (célula de montagem) contribui para a viabilização de processos de aprendizagem, atentando para o tipo de aprendizagem utilizado e para o papel do trabalhador nesse contexto. Ao inserir-se no campo da análise organizacional, o trabalho fundamentou-se na teoria das representações sociais, cujo desenvolvimento apoia-se nos pressupostos da abordagem interpretativa. Portanto, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual a triangulação de diversas técnicas de pesquisa foi empregada. Essa escolha teórico-metodológica possibilitou a categorização de quatro representações. Nestas, os aspectos simbólicos estão relacionados com: a) responsabilidade no trabalho; b) o trabalho em grupo; c) internalização dos padrões e normas da empresa; e, d) qualidade do trabalho. Nas representações compartilhadas, verificou-se um discurso de aprendizagem por parte da organização e dos trabalhadores, porém, em sua concretização, a aprendizagem volta-se para a realização da tarefa em si, contrapondo algumas premissas teóricas apresentadas. Acredita-se que este estudo possa contribuir para o debate teórico sobre o processo de aprendizagem e suas representações, como principal fonte de subsídios para mudanças organizacionais.


This paper had the main idea to study the learning socially process built by workers groups in assembled line in a car parts factory. The theoretical basis presented a historical recovery and a theoretical working about the learning process. To made use of the social representation theory as the research method to study the phenomenon. This paper to be based on interpretative paradigm of the analysis, privileging the qualitative research. The meaning of the work for the employees was described in "representation category": responsibility in job and the groups work. In the shared representation noticed a organization discuss about learning process by workers, however with some difficult in the obligations acts. This paper can contribute to the discussion about the worker and his representations like main idea to organizational changes.


ARTIGO

A fábrica representa um espaço para a construção do saber? Uma análise do processo de aprendizagem em células de montagem

Maria Cecília PereiraI, Valéria da Glória Pereira BritoII, Mozar José de BritoIII

IMestranda PPGA/UFLA

IIProfª Adm/UFLA

IIIProf. PPGA/UFLA

RESUMO

Por meio da realização deste estudo objetivou-se avaliar como um processo de organização do trabalho tido como inovador e flexível (célula de montagem) contribui para a viabilização de processos de aprendizagem, atentando para o tipo de aprendizagem utilizado e para o papel do trabalhador nesse contexto. Ao inserir-se no campo da análise organizacional, o trabalho fundamentou-se na teoria das representações sociais, cujo desenvolvimento apoia-se nos pressupostos da abordagem interpretativa. Portanto, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual a triangulação de diversas técnicas de pesquisa foi empregada. Essa escolha teórico-metodológica possibilitou a categorização de quatro representações. Nestas, os aspectos simbólicos estão relacionados com: a) responsabilidade no trabalho; b) o trabalho em grupo; c) internalização dos padrões e normas da empresa; e, d) qualidade do trabalho. Nas representações compartilhadas, verificou-se um discurso de aprendizagem por parte da organização e dos trabalhadores, porém, em sua concretização, a aprendizagem volta-se para a realização da tarefa em si, contrapondo algumas premissas teóricas apresentadas. Acredita-se que este estudo possa contribuir para o debate teórico sobre o processo de aprendizagem e suas representações, como principal fonte de subsídios para mudanças organizacionais.

ABSTRACT

This paper had the main idea to study the learning socially process built by workers groups in assembled line in a car parts factory. The theoretical basis presented a historical recovery and a theoretical working about the learning process. To made use of the social representation theory as the research method to study the phenomenon. This paper to be based on interpretative paradigm of the analysis, privileging the qualitative research. The meaning of the work for the employees was described in "representation category": responsibility in job and the groups work. In the shared representation noticed a organization discuss about learning process by workers, however with some difficult in the obligations acts. This paper can contribute to the discussion about the worker and his representations like main idea to organizational changes.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2006
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