Resumos
Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem crítica nacional para a questão da opressão e da resistência nos estudos organizacionais, apresentando novas contribuições teóricas que podem reforçar sua tese central: a opressão é um fenômeno coletivo, portanto, quando se busca um projeto emancipatório mais amplo, a resistência também precisa ser empreendida como uma ação coletiva. Para além destas contribuições, também pretendemos apontar a pedagogia crítica como um caminho para analisar e mesmo colocar em práticas novas formas coletivas de resistência. Para isto, realizaremos um percurso que resgatará o clássico texto de Etienne La Boétie, "O Discurso da Servidão Voluntária" e também a "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire.
Teoria Organizacional; Resistência; Estudos Críticos Organizacionais
The aim of this article is to discuss the national critical approach to the issue of oppression and resistance in organization studies by presenting new theoreticalcontributions that can strengthen its central thesis: oppression is a collective phenomenon, therefore when seeking a broader emancipatory project, resistance also needs to be undertaken as collective action. Furthermore we attempt to highlight critical pedagogy as a way to analyze and even put into practice new forms of collective resistance. In order to do this we follow a route in which we review the classic text ofEtienne La Boétie, "The Discourse on Voluntary Servitude" and also the "Pedagogy of the Oppressed" by Paulo Freire.
Organizational Theory; Resistance; Critical Organization Studies
ARTIGOS
Opressão e resistência nos estudos organizacionais críticos: considerações acerca do discurso da servidão voluntária e da pedagogia do oprimido
Oppression and resistance in organizational studies: considerations about the discourse of voluntary servitude and the pedagogy of the oppressed
Ana Paula Paes de PaulaI; Carolina Machado Saraiva de Albuquerque MaranhãoII
IPósDoutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo EAESP/ FGV. Profª. Adjunta do Centro de PósGraduação e Pesquisas em Administração CEPEAD/UFMG. Coordenadora de pesquisas na área de estudos críticos organizacionais, ensino e pesquisa em admi nistração da UFMG. Endereço: Av. Antônio Carlos Campus 6627, sala 4033, Pampulha. Belo Horizon te/ MG. Cep 31270901. Email: appaula@face.ufmg.br
IIDoutoranda bolsista da CAPES do CEPEAD/UFMG. Email: carola.maranhao@gmail.com
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem crítica nacional para a questão da opressão e da resistência nos estudos organizacionais, apresentando novas contribuições teóricas que podem reforçar sua tese central: a opressão é um fenômeno coletivo, portanto, quando se busca um projeto emancipatório mais amplo, a resistência também precisa ser empreendida como uma ação coletiva. Para além destas contribuições, também pretendemos apontar a pedagogia crítica como um caminho para analisar e mesmo colocar em práticas novas formas coletivas de resistência. Para isto, realizaremos um percurso que resgatará o clássico texto de Etienne La Boétie, "O Discurso da Servidão Voluntária" e também a "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire.
Palavras-chave: Teoria Organizacional. Resistência. Estudos Críticos Organizacionais
ABSTRACT
The aim of this article is to discuss the national critical approach to the issue of oppression and resistance in organization studies by presenting new theoreticalcontributions that can strengthen its central thesis: oppression is a collective phenomenon, therefore when seeking a broader emancipatory project, resistance also needs to be undertaken as collective action. Furthermore we attempt to highlight critical pedagogy as a way to analyze and even put into practice new forms of collective resistance. In order to do this we follow a route in which we review the classic text ofEtienne La Boétie, "The Discourse on Voluntary Servitude" and also the "Pedagogy of the Oppressed" by Paulo Freire.
Key words: Organizational Theory. Resistance. Critical Organization Studies
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Artigo recebido em 14/05/2008. Artigo aprovado, na sua versão final, em 15/04/2009.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
05 Set 2014 -
Data do Fascículo
Set 2009
Histórico
-
Aceito
15 Abr 2009 -
Recebido
14 Maio 2008