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Responsabilidade social empresarial nas pequenas empresas

Resumos

O presente estudo analisa as ações de responsabilidade social empresarial - RSE em quatorze panificadoras participantes dos Projetos Pão, Educação e Arte e Fornada de Talentos. Os objetivos do estudo são analisar a percepção dos proprietários das panificadoras participantes dos dois projetos sobre as ações de RSE; identificar as estratégias e ações de RSE das panificadoras nos projetos; analisar os fatores que motivaram as panificadoras a participarem dos projetos de práticas de RSE; e avaliar o que essas panificadoras consideram como áreas de atuação mais importantes nas ações de responsabilidade social. Os resultados indicam que é pequeno o impacto das práticas de responsabilidade social nos objetivos e nas estratégias das panificadoras participantes dos dois projetos, pois elas utilizam práticas de RSE de pouco alcance, consideradas apenas um ensaio de RSE; e que as ações se atêm à reação social, abordando um ou mais problemas, tentando amenizá-los ou cumprindo mera obrigação social.


This present study analyses practices of corporate social responsibility - CSR in fourteen bakeries that participate in the projects Bread, Education e Arts and Talents Brood. In addition, the objectives of the healthy study to analyze the proprietors of the participant bakeries of the two projects perception about the actions of CSR; to identify the strategies and practices of the fourteen bakeries in both projects; to analyse the motivational factors used by the bakeries to take part in both CSR projects; and to assess what these bakeries consider as the main CSR important working areas. On the basis of the findings it is possible to ascertain only a small impact of the CSR practices used on the objectives and strategies of the bakeries that participate into both projects, they use insignificant CSR practices which are seen as a mere attempt of CSR, that is their CSR practices emphasize social reaction by approaching one or more problem, trying to soften them or accomplishing mere social obligation.


ARTIGO

Responsabilidade social empresarial nas pequenas empresas

Raimundo Wellington Araújo PessoaI, Marinina Gruska BenevidesII, Leandra Fernandes do NascimentoIII

IMestre em Administração/Universidade Estadual do Ceará - UECE

IIProfª UECE

IIITecnóloga em Lazer Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET

RESUMO

O presente estudo analisa as ações de responsabilidade social empresarial - RSE em quatorze panificadoras participantes dos Projetos Pão, Educação e Arte e Fornada de Talentos. Os objetivos do estudo são analisar a percepção dos proprietários das panificadoras participantes dos dois projetos sobre as ações de RSE; identificar as estratégias e ações de RSE das panificadoras nos projetos; analisar os fatores que motivaram as panificadoras a participarem dos projetos de práticas de RSE; e avaliar o que essas panificadoras consideram como áreas de atuação mais importantes nas ações de responsabilidade social. Os resultados indicam que é pequeno o impacto das práticas de responsabilidade social nos objetivos e nas estratégias das panificadoras participantes dos dois projetos, pois elas utilizam práticas de RSE de pouco alcance, consideradas apenas um ensaio de RSE; e que as ações se atêm à reação social, abordando um ou mais problemas, tentando amenizá-los ou cumprindo mera obrigação social.

ABSTRACT

This present study analyses practices of corporate social responsibility - CSR in fourteen bakeries that participate in the projects Bread, Education e Arts and Talents Brood. In addition, the objectives of the healthy study to analyze the proprietors of the participant bakeries of the two projects perception about the actions of CSR; to identify the strategies and practices of the fourteen bakeries in both projects; to analyse the motivational factors used by the bakeries to take part in both CSR projects; and to assess what these bakeries consider as the main CSR important working areas. On the basis of the findings it is possible to ascertain only a small impact of the CSR practices used on the objectives and strategies of the bakeries that participate into both projects, they use insignificant CSR practices which are seen as a mere attempt of CSR, that is their CSR practices emphasize social reaction by approaching one or more problem, trying to soften them or accomplishing mere social obligation.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
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