Acessibilidade / Reportar erro

Transformação para a sustentabilidade e seus elementos promotores nas instituições de ensino: um estudo de caso em uma instituição focada na aprendizagem transformadora

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar quais são os elementos promotores da transformação para a sustentabilidade nas instituições de ensino (IEs). Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma IE, localizada na Inglaterra, que busca promover a aprendizagem transformadora para uma vida sustentável. Os dados foram obtidos por meio de 8 entrevistas em profundidade, análise de 12 documentos e observações em visitas realizadas na IE nos meses de fevereiro e março de 2014. Utilizando-se como referências o Framework da Aprendizagem Transformadora Sustentável e os elementos promotores da transformação para a sustentabilidade nas IEs encontrados na literatura, procedeu-se a análise do estudo de caso com foco nos processos de mudança para a sustentabilidade, gestão e ensino-aprendizagem. Dentre os principais elementos encontrados têm-se: a adoção, pela IE, de estratégias sustentáveis e de objetivos que vão além do Triple Botton Line, envolvendo múltiplos atores; a ampliação do enfoque do processo de ensino-aprendizagem para além dos objetivos cognitivos, adotando a educação sustentável e a transdiciplinaridade.

Palavras-chave:
Sustentabilidade; Aprendizagem Transformadora; Ensino-Aprendizagem; Mudança Organizacional

Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br