O ambiente competitivo globalizado requer respostas inovadoras das empresas a fim de colher os benefícios e superar possíveis barreiras inerentes a ele. As estratégias para lidar com a complexidade do ambiente contemporâneo de negócios têm suscitado o interesse acadêmico de um expressivo número de pesquisadores. Todavia, as teorias e práticas convencionais, fundamentadas nas propostas clássicas de posicionamento, não têm propiciado às empresas todas as respostas para que elas empreendam, satisfatoriamente, seu posicionamento estratégico. Assim, neste estudo, tem-se por objetivo analisar o posicionamento estratégico de empresas inovadoras bem sucedidas, em um cenário de globalização. Preliminarmente, é feita uma revisão da literatura concernente ao assunto, abordando particularmente dois temas: o Modelo Delta, de Hax e Wilde II (2001), como proposta pertinente à competição entre redes; e o modelo organizacional e de gestão que dará suporte ao processo estratégico da empresa. Em seguida, apresentam-se os resultados de uma pesquisa exploratória, com o recurso de estudo de caso, analisando, segundo a perspectiva do Modelo Delta, o processo de posicionamento estratégico de duas empresas integrantes de uma bem sucedida Holding, líder em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I). Os resultados do estudo revelaram propostas distintas de posicionamento das empresas pesquisadas.