Necessidade de institucionalização das atividades artísticas e culturais. |
Apego ao desenvolvimento do Regimento Interno do NAC, documento que institucionaliza o NAC na escola. |
A gestão escolar ainda é fortemente caracterizada pelo aporte advindo da administração de empresas ( Abdian et al., 2012Abdian, G. Z., Hojas, V. F., Oliveira, M. E. N. (2012). Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar. ETD-Educação Temática Digital, 14(1), 399-419. doi:10.20396/etd.v14i1.1260 ; Abdian et al., 2016Abdian, G. Z., Nascimento, P. H. C., Silva, N. D. B. D. (2016). Desafios teórico-metodológicos para as pesquisas em administração/gestão educacional/escolar. Educação & Sociedade, 37(135), 465-480. doi:10.1590/ES0101-73302016154123 https://doi.org/10.1590/ES0101-733020161...
; Maia, 2010Maia, G. Z. A. (2010). As publicações da ANPAE e a trajetória do conhecimento em administração da educação no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 24(1), 31-50. doi:10.21573/vol24n12008.19237 ; Russo, 2004Russo, M. H. (2004). Escola e paradigmas de gestão. EccoS–Revista Científica, 6(1), 25-42. doi:10.5585/eccos.v6i1.366 https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.366...
). |
Déficit de pessoal do próprio campus . |
Rotatividade e abandono de membros, baixa aderência à temática da arte e cultura pela comunidade acadêmica. |
O instituto Federal alimenta um modelo tecnicista de educação ( Nascimento et al., 2020Nascimento, M. M., Cavalcanti, C., Ostermann, F. (2020). Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 101(257), 120-145. doi:10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4420 ), de formação acrítica, distanciado das questões culturais. Russo (2004)Russo, M. H. (2004). Escola e paradigmas de gestão. EccoS–Revista Científica, 6(1), 25-42. doi:10.5585/eccos.v6i1.366 https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.366...
já apontava a dificuldade de se colocar a educação à serviço das camadas populares. |
Falta de infraestrutura, ocasionada por questões que se sustentam desde a implantação do campus . |
Sem recursos, sem espaço, sem apoio, todas as boas ideias eram só boas ideias. Os problemas com a infraestrutura pioram com a característica burocrática da gestão. Notamos que, muitas vezes, desenvolver projetos e planos era o que podia ser feito. |
O instituto Federal, apesar de ter crescido desde sua implantação, vem sofrendo dificuldades orçamentárias em todas as esferas da gestão ( Nascimento et al., 2020Nascimento, M. M., Cavalcanti, C., Ostermann, F. (2020). Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 101(257), 120-145. doi:10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4420 ). Além disso, o supracitado apego burocrático cria uma gestão preocupada com a produção de índices ( Abdian, 2018Abdian, G. Z. (2018). Revezamento teoria e prática na análise da escola pública democrática. Educar em Revista, 34(68), 107-122. doi:10.1590/0104-4060.57481 https://doi.org/10.1590/0104-4060.57481...
; Abdian et al., 2016Abdian, G. Z., Nascimento, P. H. C., Silva, N. D. B. D. (2016). Desafios teórico-metodológicos para as pesquisas em administração/gestão educacional/escolar. Educação & Sociedade, 37(135), 465-480. doi:10.1590/ES0101-73302016154123 https://doi.org/10.1590/ES0101-733020161...
). |