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“Água de lona” e “sangue de serragem” nos discursos de sujeitos circenses

“Water bag” and “blood saWdust” in the discourses of circus subjects

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como são construídos os discursos sobre a identidade social de circenses e fazer uma reflexão sobre o que tais discursos buscam legitimar e produzir em termos de verdade para os atores sociais estudados. Tem como base uma pesquisa de campo com circenses entrevistados em 31 circos itinerantes. Baseamo-nos em Woodward (2005)WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma construção teórica e conceitual. In: SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2005. e Souza e Carrieri (2012)SOUZA, M. M. P.; CARRIERI, A. P. Identidades, práticas discursivas e os estudos organizacionais: uma proposta teórico-metodológica. Cadernos EBAPE.BR, v. 10, n. 1, p. 40-64, 2012. para efetuar a análise da identidade como resultado, ato de criação linguística, produto cultural e social; e em Foucault (1969FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1969. ; 1975FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1975.; 1976FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1976.; 1984aFOUCAULT, M. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. 7. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984a.; 1984bFOUCAULT, M. História da sexualidade III: o cuidado de si. 5. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984b.; 2003FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 18. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003.; 2004FOUCAULT, M. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: FOUCAULT, M. Col. ditos e escritos V – ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.; 2010)FOUCAULT, M. Hermenêutica do sujeito. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. no entendimento das identidades como produtos das relações de poder. Adotamos a perspectiva da apreensão das identidades individuais e coletivas nas práticas discursivas, por meio do reconhecimento de padrões de práticas enunciativas comuns aos indivíduos, de Souza e Carrieri (2012)SOUZA, M. M. P.; CARRIERI, A. P. Identidades, práticas discursivas e os estudos organizacionais: uma proposta teórico-metodológica. Cadernos EBAPE.BR, v. 10, n. 1, p. 40-64, 2012.. Metodologicamente, trabalhamos com a Análise Crítica do Discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 1992FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, [1992] 2008.). Dois grandes percursos semânticos foram identificados: o da origem circense e o da tradição, explicitando o desejo do circense de se diferenciar do outro por meio de elementos genealógicos, como “sangue de serragem” e, também, do modo de existência, como em “água de lona”. Reconhecer o cotidiano dos circos e os enunciados discursivos que se ressignificam constantemente, permite apreender essas organizações que têm se reproduzido no tempo e no espaço da contemporaneidade.

Palavras-chave
Identidade; Circo; Cotidiano; Discurso

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