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A satisfação no trabalho e seus aspectos correlatos na organização Petrobrás

Resumos

Esta pesquisa está associada ao estudo da satisfação no trabalho dos emprega dos da PETROBRÁS. Baseada em um ranking de seus vinte e sete órgãos operacionais que formam um contigente aproximado de 30.000 empregados, foram selecionados seis órgãos que classificaram-se claramente acima ou abaixo dos resultados padrões, após um tratamento estatístico dos dados. Estes seis órgãos foram analisados, no sentido de identificar os fatores causadores dos desvios em relação ao nível médio de satisfação da companhia. De uma representativa amostra de 600 empregados, foram obtidos 400 questionários respondidos. Complementarmente, foi conduzida uma pesquisa de campo no sentido de complementar o trabalho quantitativo. Espera-se, a partir dos resultados, contribuir com a política de recursos humanos da PETROBRÁS.


This research is concerned with motivation of PETROBRAS's employees. It is based upon a ranking of its twenty seven operational units (about thirty thousand employees).Based upon this ranking those six units clearly above or below standard «u. results, in a statistical sense, were analysed in deep. This analysis was intended to show which factors caused that deviation from PETROBRAS standards. From a representative sample of six hundred employees (of those six units) four hundred answered a questionnaire. Also a qualitative analysis was conducted in order to clarify some of the conclusions taken from the quantitative work. The results are expected to the development of PETROBRAS policies towards human resources.


ARTIGOS / ARTICLES

A satisfação no trabalho e seus aspectos correlatos na organização Petrobrás

Horácio Nelson Hastenreiter Filho

Mestre em Administração pelo NPCA/EAUFBA, Profda Faculdade Rui Barbosa e da Escola Bahiana de Administração

RESUMO

Esta pesquisa está associada ao estudo da satisfação no trabalho dos emprega dos da PETROBRÁS. Baseada em um ranking de seus vinte e sete órgãos operacionais que formam um contigente aproximado de 30.000 empregados, foram selecionados seis órgãos que classificaram-se claramente acima ou abaixo dos resultados padrões, após um tratamento estatístico dos dados. Estes seis órgãos foram analisados, no sentido de identificar os fatores causadores dos desvios em relação ao nível médio de satisfação da companhia. De uma representativa amostra de 600 em­pregados, foram obtidos 400 questionários respondidos. Complementarmente, foi conduzida uma pesquisa de campo no sentido de complementar o trabalho quantitativo. Espera-se, a partir dos resultados, contribuir com a política de recursos humanos da PETROBRÁS.

ABSTRACT

This research is concerned with motivation of PETROBRAS's employees. It is based upon a ranking of its twenty seven operational units (about thirty thousand employees).Based upon this ranking those six units clearly above or below standard «u. results, in a statistical sense, were analysed in deep. This analysis was intended to show which factors caused that deviation from PETROBRAS standards. From a representative sample of six hundred employees (of those six units) four hundred answered a questionnaire. Also a qualitative analysis was conducted in order to clarify some of the conclusions taken from the quantitative work. The results are expected to the development of PETROBRAS policies towards human resources.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Abr 2000
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