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Educação e trabalho no canteiro de obras : dilemas e desafios

Resumos

Este estudo, que tem como eixo o binômio trabalho e educação no contexto da indústria da construção civil, toma como referência a emergência dos programas de escolarização básica para o trabalhador do setor enquanto proposição de parte do empresariado. Procu ramos mostrar ao longo do trabalho em que medida a proposição do canteiro-escola reflete as questões gerais que estão presentes nos debates contemporâneos que resgatam a educação básica, de caráter geral, como variável fundamental para os processos de reestruturação produtiva, demandante de uma força de trabalho com novos atributos educacionais. Inserido no rol da pesquisa qualitativa e empírica, este trabalho realizou um "survey" de empresas e contou com diferentes estudos de caso.


The binomial work and education in the engineering industry is the basis of this study. With reference in the emergence of the basic schooling programmes to workers while being a proposal given by the entrepreneurs, we tried show along the work how much the proposal of the school in the work site reflects the general questions present in the current debates which rescue the basic education, at a general view, as being a fundamental variable to the processes of productive reestablishment that demands a work power with new education attributes. This work which is based on a qualitative and empirical research, has used a survey of industries, and also studies performed in some industries selected.


ARTIGOS / ARTICLES

Educação e trabalho no canteiro de obras : dilemas e desafios 1 1 Este artigo, apresentado no Pedagogia 99 - Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos. Anais. Havana, Cuba, 01 a 05/02/99, origina-se da tese de doutorado da autora: Canteiro-escola: o espaço do trabalho e da educação na construção civil, defendida pela autora na PUC-SP em 1997 e recentemente publicada em livro: Canteiro-escola: trabalho e educação na cons­trução civil. São Paulo, EDUC / FAPESP, 1999.

Rosa Elisa M. Barone

Socióloga (UNESP-SP), Mestre e Doutora em Educação (PUC-SP), Professora na Universidade Tiradentes - Aracaju/SE

RESUMO

Este estudo, que tem como eixo o binômio trabalho e educação no contexto da indústria da construção civil, toma como referência a emergência dos programas de escolarização básica para o trabalhador do setor enquanto proposição de parte do empresariado. Procu ramos mostrar ao longo do trabalho em que medida a proposição do canteiro-escola reflete as questões gerais que estão presentes nos debates contemporâneos que resgatam a educação básica, de caráter geral, como variável fundamental para os processos de reestruturação produtiva, demandante de uma força de trabalho com novos atributos educacionais. Inserido no rol da pesquisa qualitativa e empírica, este trabalho realizou um "survey" de empresas e contou com diferentes estudos de caso.

ABSTRACT

The binomial work and education in the engineering industry is the basis of this study. With reference in the emergence of the basic schooling programmes to workers while being a proposal given by the entrepreneurs, we tried show along the work how much the proposal of the school in the work site reflects the general questions present in the current debates which rescue the basic education, at a general view, as being a fundamental variable to the processes of productive reestablishment that demands a work power with new education attributes. This work which is based on a qualitative and empirical research, has used a survey of industries, and also studies performed in some industries selected.

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    Este artigo, apresentado no Pedagogia 99 - Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos. Anais. Havana, Cuba, 01 a 05/02/99, origina-se da tese de doutorado da autora: Canteiro-escola: o espaço do trabalho e da educação na construção civil, defendida pela autora na PUC-SP em 1997 e recentemente publicada em livro: Canteiro-escola: trabalho e educação na cons­trução civil. São Paulo, EDUC / FAPESP, 1999.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Abr 2000
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