Resumo
Programas de intervenção psicoeducacional no ensino superior podem contribuir para o sucesso acadêmico. Esta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de um programa para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem em universitários. O delineamento usado foi quase-experimental, com pré-teste, intervenção e três pós-testes. Participaram da pesquisa 83 estudantes, sendo 59 do Grupo Controle e 24 do Grupo Experimental. Foi utilizada no pré e pós-testes a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U). Os resultados nos pós-testes revelaram diferenças qualitativas, mas não quantitativas. Os dados permitiram refletir sobre o impacto do ingresso no ensino superior e confirmar a necessidade de se ensinar estratégias de aprendizagem autorreguladas, desde o primeiro ano da graduação. A falta de conhecimentos prévios, as altas expectativas, bem como o número de sessões de intervenção foram variáveis que possivelmente interferiram nos resultados, não permitindo, do ponto de vista estatístico, o aumento significativo nos escores da escala.
Palavras-chave:
aprendizagem; autorregulação da aprendizagem; psicologia educacional; ensino superior