Resumo
A Escala de Atitudes perante as Avaliações Externas aplicadas em Larga Escala foi desenvolvida para capturar o que os professores da educação básica pensam, sentem e se comportam mediante esse tipo de avaliação. Considerando as potencialidades do instrumento para subsidiar decisões gerenciais no âmbito das políticas de avaliação educacional, esta pesquisa objetivou avaliar a validade do construto, mediante a Análise Fatorial, e a confiabilidade da escala, por meio da fidedignidade composta, a partir da aplicação para uma amostra de professores vinculados à Secretaria de Educação do Espírito Santo/Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, não experimental, de cunho instrumental, que envolveu 405 docentes da rede, cujos resultados indicam para adequados índices psicométricos e uma estrutura fatorial satisfatória e condizente com a proposta tridimensional do construto atitudes. Os coeficientes estatísticos encontrados ao nível das análises realizadas legitimam sua utilização para o desenvolvimento de políticas e práticas efetivas no âmbito educacional.
Palavras-chave:
psicometria; escala de atitudes; professores; pesquisa educacional; análise fatorial