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O Engajamento Paterno como Fator de Regulação da Agressividade em Pré-Escolares1 1 Artigo derivado da Dissertação de Mestrado da primeira autora, sob orientação da segunda, defendida no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, em 2011.

La Participación del Padre como Factor de Ajuste de la Agresividad en Pre-Escolares

Este estudo teve por objetivo investigar o engajamento paterno como fator de regulação da agressividade em crianças de quatro a seis anos de idade. Cinquenta pais responderam a questionários sobre seu engajamento com os filhos e dados sociodemográficos e 26 educadoras responderam questionários acerca do desenvolvimento social das crianças. Foram realizadas análises descritivas e inferenciais. Constatou-se que os pais estão engajados com seus filhos e realizam com maior frequência atividades referentes a suporte emocional, disciplina e jogos físicos. O pai com maior jornada de trabalho é menos engajado e quanto mais ele se dedica aos cuidados básicos e às tarefas de casa, menos os filhos apresentam problemas de externalização. Políticas e programas de apoio ao envolvimento paterno são essenciais para a transformação e consolidação da responsabilidade masculina com relação aos filhos e para a prevenção da agressividade persistente.

envolvimento; paternidade; relações pai-criança; agressividade; pré-escolares


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