Resumo
Buscando investigar as qualidades psicométricas do Teste de Criatividade Figural Infantil para uso em adolescentes e adultos, o presente estudo apresenta os resultados da análise fatorial, precisão e influência das variáveis gênero e nível de escolaridade nos resultados. A amostra foi composta por 309 participantes (M = 33,35 anos; DP = 22,04), 166 do sexo feminino e diferentes níveis de escolaridade. A análise fatorial exploratória indicou a existência de quatro fatores: elaboração (F1), aspectos externos (F2), aspectos cognitivos (F3) e aspectos emocionais (F4). A precisão do instrumento foi ω= 0,776. Diferenças foram encontradas no F1 e na pontuação total, a favor do sexo feminino; e em todos os fatores e na criatividade total, a favor do grupo com maior nível de escolaridade. Estudos voltados à investigação de outras qualidades psicométricas são recomendados antes do uso do instrumento em participantes com maior idade do que a contemplada na versão infantil do teste.
Palavras-chave:
validade do teste; precisão do teste; avaliação psicológica