Resumo
Mulheres têm se mostrado insatisfeitas com a própria aparência. O objetivo do estudo foi avaliar se a mídia pode influenciar alterações na imagem corporal em relação à preocupação com o peso, satisfação e investimento disfuncional da própria aparência no público de mulheres modelos de passarela e não-modelos. Pesquisa utilizou brasileiras, modelos que foram vinculadas a uma agência, e não-modelos. Coleta foi realizada pelo Google Forms com envio de links convidando as participantes. Participaram da pesquisa 102 modelos e 247 não-modelos. Instrumentos utilizados foram um Questionário de Caracterização da Amostra, relato de peso/altura para o Índice de Massa Corporal, Sociocultural Attitudes Toward Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3), Multidimensional Body-Self Relations Questionnaire - Appearance Scales (MBRSQ/AS) e Appearance Schemas Inventory - Revised (ASI-R). Resultado demonstrou que as não-modelos estão mais suscetíveis às pressões da mídia e que ter as medidas corporais consideradas ideais, como as modelos, diminui a pressão social sobre o corpo.
Palavras-chave:
imagem corporal; mulheres; aparência física; influências sociais