Acessibilidade / Reportar erro

O Imaginário de Adolescentes Sobre o Vestibular: Um Estudo Psicanalítico1 1 Gostaríamos de agradecer aos psicólogos Bruna Risquioto Batoni e Karam Valdo pela dedicação e competência demonstradas durante a coleta de dados sob a supervisão da primeira autora. Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Processo No. 311773/2013-3, pesquisador nível I-D).

El Imaginario de Adolescentes Acerca del Examen de Ingreso a la Universidad: Un Estudio Psicoanalítico

Resumo:

Um grupo significativo de adolescentes brasileiros, em sua maioria de classe média, realiza o processo de vestibular visando a ingressar no ensino superior. Tal processo pode provocar ansiedade e insegurança clinicamente relevantes. O presente estudo tem como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário de adolescentes em relação ao vestibular. Foi realizada entrevista coletiva com nove estudantes do último ano do ensino médio, mediada pelo uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. As manifestações dos participantes sustentam a interpretação de dois campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos: “responsabilidade individual” e “chave para o sucesso”. O quadro geral revela que a aprovação é concebida como fruto direto da competência e talento do jovem, que lhe garantiriam uma vida de sucesso profissional, segundo uma visão simplificadora, que desconsidera a importância do contexto social.

Palavras-chave:
adolescentes; vestibular; imaginário coletivo; pesquisa qualitativa; psicanálise

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br