Resumo
A situação de vulnerabilidade social dificulta os processos de integração e com isso pode fomentar problemas nas interações interpessoais na escola. Este estudo objetivou analisar o status sociométrico e as suas relações com o sexo, a idade e os perfis de participação no bullying em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participaram 409 estudantes do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Florianópolis-SC. O status positivo foi maior para os meninos (M = 11,07; DP = 8,52) e os adolescentes (M = 11,46; DP = 8,19) em relação às meninas (M = 8,55; DP = 5,60) e às crianças (M = 8,83; DP = 6,56). O status positivo dos agressores foi maior, com diferença significativa, em relação às vítimas e não participantes no bullying (p = 0,008). No contexto do bullying, o status elevado dos agressores pode colaborar para que eles utilizem a violência na solução de conflitos ou para obtenção de popularidade entre os pares.
Palavras-chave:
bullying; status; vitimização; vulnerabilidade; sociometria