Instruções: na tabela abaixo estão descritas 28 qualidades de um(a) Professor(a) e os comportamentos que as exemplificam (qualidades estão em negrito e comportamentos entre parênteses). Por favor, avalie o(a) Professor(a) na medida em que você acredita que esse(a) Professor(a) possui tais qualidades e apresenta alguns dos comportamentos exemplificativos, ou seja, você pode considerar que o(a) Professor(a) possui determinada qualidade ainda que não apresente todos os comportamentos colocados entre parênteses. Para cada um dos 28 itens, utilize a escala abaixo para a sua avaliação e, na coluna de respostas, coloque um X sobre o número que melhor representa a sua forma de pensar. Não existem respostas certas ou erradas. |
1 = Nunca apresenta(ou) comportamentos que exemplificam esta qualidade. |
2 = Raramente apresenta(ou) comportamentos que exemplificam esta qualidade. |
3 = Às vezes apresenta(ou) comportamentos que exemplificam esta qualidade. |
4 = Frequentemente apresenta(ou) comportamentos que exemplificam esta qualidade. |
5 = Sempre apresenta(ou) comportamentos que exemplificam esta qualidade. |
Qualidades do(a) Professor(a) (comportamentos exemplificativos)
|
Respostas
|
01. Acessível/disponível (Informa horário de trabalho; disponibiliza horário para atender os alunos; disponibiliza seu contato telefônico, de WhatsApp e de e-mail; responde ao contato dos alunos). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
02. Atencioso(a)/amigável (Sorri; cumprimenta os alunos; inicia conversas; abre espaço para perguntas; responde respeitosamente aos comentários dos alunos). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
03. Exerce autoridade (Estabelece regras claras para a disciplina; mantém a ordem em sala de aula; fala de modo firme, em tom de voz alto e forte). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
04. Confiante (Fala de modo claro; apresenta argumentos para justificar as suas convicções; mantém contato visual; responde às perguntas corretamente). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
05. Criativo(a) e interessante (Experimenta diferentes métodos de ensino; utiliza recursos tecnológicos para apoiar e enriquecer suas aulas; utiliza exemplos interessantes, relevantes e pessoais; não é monótono(a); desenvolve atividades práticas em sala de aula). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
06. Comunicador(a) eficaz (Fala claramente e de modo que todos consigam ouvir e compreender; utiliza a língua portuguesa corretamente; fornece exemplos claros e convincentes). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
07. Encoraja e demonstra preocupação com os alunos (Elogia o bom trabalho dos alunos; ajuda quando os alunos necessitam; atribui pontos extras em função do desempenho dos alunos; sabe os nomes dos alunos). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
08. Entusiasmado(a) pelo ensino e pelo tema que ensina (Sorri durante a aula; prepara atividades de sala de aula interessantes; utiliza gestos e expressa emoções para enfatizar pontos importantes; não se atrasa para a aula). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
09. Estabelece objetivos para as aulas e sobre o que os alunos devem aprender até o final da disciplina (Prepara e segue o currículo/plano de ensino e tem objetivos para cada aula). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
10. Flexível/aberto(a) a mudanças (Altera o cronograma da disciplina quando necessário; reúne-se com os alunos fora do horário de trabalho quando necessário; presta atenção aos alunos quando expressam opinião; aceita críticas de terceiros; permite que o aluno faça algum trabalho para recuperação de notas quando apropriado). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
11. Bom(a) ouvinte (Não interrompe os alunos quando eles estão falando; mantém contato visual; faz perguntas sobre os comentários dos alunos). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
12. Atitude alegre/positiva/bem-humorado(a) (Conta piadas e histórias engraçadas; ri com os alunos). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
13. Humilde (Admite erros; não se gaba/vangloria; não assume o crédito pelo sucesso dos outros). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
14. Domina o tema ensinado (Responde às perguntas dos alunos com facilidade; ao ministrar aulas, não se limita a ler diretamente de livros ou anotações; utiliza exemplos claros e compreensíveis). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
15. Preparado(a) (Traz os materiais necessários para a aula; dificilmente se atrasa para a aula; fornece diretrizes para as discussões em classe). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
16. Apresenta informações atuais (Relaciona o assunto a situações reais da atualidade; utiliza vídeos, revistas e jornais recentes para demonstrar o que está explicando; fala sobre tópicos atuais; utiliza textos novos ou recentes). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
17. Apresentação profissional/postura formal (Veste-se bem [sapatos, calças, blusas, vestidos e camisas limpos e arrumados]; não fala obscenidades). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
18. Promove discussões em aula (Faz perguntas controversas/polêmicas ou desafiadoras durante a aula; quando adequado, dá pontos/nota para participação em aula; envolve os alunos em atividades em grupo durante as aulas). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
19. Promove pensamento crítico/intelectualmente estimulante (Em aula, faz perguntas que provocam reflexão; utiliza questões dissertativas em provas e questionários; estabelece tarefas para serem realizadas em casa; realiza discussões/atividades de grupo). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
20. Fornece feedback construtivo (Escreve comentários nos trabalhos que recebe dos alunos; responde às perguntas dos alunos; oferece orientações sobre como fazer provas; explica/justifica para o aluno a nota da prova). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
21. Pontual/sabe administrar o tempo da aula (Chega à sala de aula no horário ou mais cedo; termina a aula no horário; seleciona e apresenta material relevante nas aulas; separa tempo de aula para perguntas; cumpre os compromissos; devolve os trabalhos em tempo hábil). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
22. Estabelece vínculo com os alunos (Faz a turma rir com piadas e histórias divertidas; inicia e mantém discussões em aula; sabe o nome dos alunos; interage com os alunos antes e depois das aulas). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
23. Possui expectativas realistas sobre os alunos/avalia e atribui notas justas (Os tópicos a serem avaliados são trabalhados em aula; faz perguntas relevantes na prova; não sobrecarrega os alunos com leitura; ensina em um nível apropriado à maioria dos alunos do curso; se necessário, modifica o valor das notas dos alunos a partir de critérios justos). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
24. Respeitoso(a) (Não humilha ou constrange os alunos em aula; é educado(a) com os alunos [diz obrigado e por favor, etc.]; não interrompe os alunos enquanto estão falando; não desvaloriza os alunos). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
25. Sensível e persistente (Assegura-se de que os alunos tenham entendido um conteúdo antes de seguir para o próximo; oferece aulas extras; repete as informações quando necessário; faz perguntas para avaliar o entendimento dos alunos). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
26. Busca ser um(a) professor(a) melhor (Solicita avaliações dos alunos sobre suas habilidades como professor(a); busca aprendizado/aperfeiçoamento contínuo [participa de seminários, etc. sobre educação]; utiliza novos métodos de ensino). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
27. Tecnologicamente competente (Sabe utilizar um computador e softwares para criar e editar textos, planilhas e slides; sabe trocar e-mails com os alunos; sabe utilizar projetores/data show durante a aula; sabe utilizar redes sociais ou recursos disponíveis na internet como ferramentas de apoio às suas aulas). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
28. Compreensivo(a) (Aceita justificativas fundamentadas/razoáveis de alunos que faltaram à aula ou não fizeram algum trabalho; está disponível antes ou depois das aulas para responder perguntas; não perde a paciência com os alunos; dedica mais tempo para discutir conceitos difíceis). |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |