Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e Validação Factorial da Escala de Motivos face à Parentalidade1 1 Artigo derivado da Tese de Doutorado da primeira autora, sob orientação da segunda, defendida no Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Universidade do Porto, em 2012. Apoio: Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/35963/2007)

Desarrollo y Falidación Factorial de la Escala de Motivos ante la Parentalidad

Ter filhos é uma decisão influenciada por vários fatores. O objetivo deste estudo foi descrever a construção e validação de um instrumento em língua portuguesa para análise dos motivos subjacentes à decisão de ter ou não ter filhos. A Escala de Motivos face à Parentalidade, construída com base numa revisão de estudos e escalas pré-existentes, foi administrada a duas amostras e alvo de análise fatorial exploratória e confirmatória. A escala final é composta por 30 itens divididos em quatro fatores: Enriquecimento Emocional, Reconhecimento Social, Interferência no Estilo de Vida e Antecipação de Problemas de desenvolvimento na criança. Todas as subescalas apresentaram bons índices de consistência interna e boa estabilidade fatorial. Considera-se que a escala aqui apresentada poderá contribuir para uma melhor compreensão da temática da decisão de ter ou não filhos.

escalas; motivação; fertilidade; tomada de decisão; crianças


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br